WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

11/02/2014 - Settrans promove campanha de doação de sangue

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Seção de Educação no Trânsito, da Secretaria de Trânsito, Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos (Settrans), firmou parceria como o Hemocentro Regional de Uberaba (Hemominas). A parceria prevê uma serie de ações visando conscientizar a população sobre a doação de sangue, principalmente no período carnavalesco, visto que nesses dias o número de doadores diminui consideravelmente. A primeira ação do chamado “Carnaval Consciente” acontece amanhã (11) das 9h às 11h no cruzamento das ruas Capitão Manoel Prata com Alberto Martins Fontoura Borges.

Segundo o chefe da Seção de Educação no Trânsito, Hélio Reis, o objetivo desse projeto é evitar que o Hemocentro fique com o estoque baixo durante o período carnavalesco e alertar a população para a importância de doar sangue. “Faremos um trabalho ostensivo de conscientização antes, durante e depois do carnaval”, afirma.

As ações do “Carnaval Consciente” acontecem em conjunto com as paradas educativas. “Durante as paradas temos a oportunidade de levar aos condutores de veículos e passageiros a necessidade de utilizar os cintos de segurança dentro do carro, não falar ao celular enquanto dirige, aos motociclistas a necessidade do uso do capacete de forma correta, não exceder a velocidade e agora vamos reforçar a ideia da importância de se tornar um doador de sangue”, esclarece Hélio Reis.

Ainda segundo ele, a Seção de Educação no Trânsito pretende estender essa campanha aos servidores públicos. “A ideia também é incentivar a doação dos servidores para tirar a ideia das pessoas de que doação faz mal a saúde, que dói e outros preconceitos que envolvem essa atitude”, explica Hélio Reis.

Com essa ação a expectativa é que os níveis de estoque de sangue não caiam durante o carnaval. “Incentivar a cidadania é mais um dos aspectos desse trabalho que será continuo durante o ano. Pretendemos mudar a forma de encarar a doação e com o auxílio do Hemocentro, paulatinamente, temos a expectativa de observar um aumento nos níveis dos estoques”, enfatiza.

Para ser um doador é necessário ter mais de 18 e menos de 60 anos, pesar mais de 50 kg, não estar grávida, não estar amamentando, ter passado pelo menos três meses de parto ou aborto, não ter tido hepatite após os 10 anos de idade, não ser epilético, diabético e não ter se exposto ao risco de contrair o vírus da AIDS, tendo comportamentos como: não usar preservativos em relações sexuais, ter tido mais de dois parceiros sexuais nos últimos três meses e usar drogas injetáveis.

O Hemocentro Regional de Uberaba fica na avenida Getúlio Guaritá, 240. O Hemominas atende 27 instituições hospitalares, entre elas, o Hospital de Clinicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e o Hospital Universitário da Universidade de Uberaba. Sob sua supervisão estão nove agências transfusionais instaladas em Uberaba, Ibiá, Campos Altos, Sacramento, Conceição das Alagoas, Frutal, Iturama e em Araxá. Em média, são feitas mais de 1.200 coletas de sangue e 1.600 transfusões de hemocomponentes por mês.

 

Paulo Brandão

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar