Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo Portal da Transparência

Saúde

07/02/2014 - Monitoramento da dengue mostra 43 bairros em estado de alerta

A Secretaria de Saúde de Uberaba divulgou os dados da semana 6 de 2014, do monitoramento em tempo real instalado na cidade e que aponta os bairros mais infestados com o mosquito da dengue. Foram identificados 43 bairros em estado de alerta sendo que, em 20 deles, a infestação está em estado crítico. Mede-se a situação do bairro pelo número do IMFA semanal (Infestação Média da Fêmea do Aedes Aegypt). Quando o número está entre 0,3 e 0,6 o estado é considerado “Alerta” e se é maior do que 0,6 o estado já é considerado “Crítico”. Na semana 5 existiam 34 bairros em estado de alerta, o que mostra que 9 bairros entraram na “zona amarela”.

CASOS CONFIRMADOS

Até hoje foi confirmado apenas cinco casos no ano de 2014 enquanto que no mesmo período do ano passado mais de 500 casos já tinham sido computados. Se comparado período a período, no início de 2013 duas pessoas já tinham morrido por dengue, em 2014 Uberaba não registrou nenhum óbito.

Além do UBV Pesado (Fumacê), as MOTOFOGs (Fumacê de moto) e o MI Dengue (Monitoramento em tempo real), Uberaba combate a dengue com a criação de CEDs (Centros Especializados em Dengue) para hidratação de pessoas com suspeita de portar o vírus, combate com bombas costais e AeroSystem no interior das residências, vistas de casa em casa instruindo moradores e ajudando no combate focal, ações educativas como distribuição de repelentes, inseticidas e revistas educativas, recolhimento de pneus, mutirões de limpeza, parceria com a mídia para o alerta em massa da proliferação do mosquito, parceria com igrejas e empresas privadas para educação da população de maneira geral.

O secretário Fahim lembra que todas as unidades de saúde estão preparadas para receber qualquer paciente que apresente algum sintoma de dengue. Os Centros de Hidratação tem estrutura e profissionais qualificados para lidar com a dengue. “Não deixem de procurar as nossas UPAs, UMSs ou UBSs em caso de suspeita de dengue, principalmente aquelas pessoas que já tiveram dengue uma vez” disse Fahim.

O gráfico abaixo mostra o comparativo de números de casos confirmados por laboratório:

Fahim também lembrou que cada um tem que fazer a sua parte no combate. “Só tenho que pedir que não descuidem um minuto. Os criadouros são predominantes em vasos de plantas, bebedouros de animais e lixo doméstico, então temos que ficar atentos. Vamos olhar sempre a caixa d’água, piscinas, vasos sanitários de banheiros que a gente usa de depósito, calhas, brinquedos, e tudo mais que possa acumular água. Precisamos da ajuda de todos. A dengue mata! Não podemos relaxar” disse.

 

Jorn. Paulo Ricardo Bomfim

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub