WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

04/02/2014 - Secretaria de Saúde moderniza combate à dengue com a vinda das MOTOFOGs

A Secretaria de Saúde de Uberaba anunciou nesta segunda-feira (3) a utilização de seis motos que complementarão o trabalho contra a dengue no município. As MOTOFOGs foram contratadas pela Prefeitura Municipal e farão parte de um trabalho de pulverização em toda a cidade. O equipamento foi desenvolvido pela FumaJet com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ, Secretaria de Ciência e tecnologia do Rio de Janeiro, e foi lançado no Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde - CONASEMS em 2011, além disso, é novidade no estado de Minas Gerais.

“Elas funcionam como a camionete de Fumacê, mas são menores e conseguem chegar a lugares que o carro não chega. É um complemento moderno que ajudará bastante no combate ao mosquito da dengue na nossa cidade” disse o secretário Dr. Fahim Sawan.

É um equipamento veicular de aplicação de inseticida a Ultra Baixo Volume UBV (Diamétro Médio de Gotas menor que 30μm) a quente. O sistema de controle é totalmente automatizado, por meio de injeção eletrônica micro processada, permitindo um fácil manuseio e grande eficácia e segurança em sua operação. Utiliza uma motocicleta de 125cc, que possibilita baixo custo de aquisição e operação, grande acesso a áreas remotas, além de manutenção preventiva simples e barata.

O MOTOFOG é uma ferramenta complementar para dar suporte às operações de combate a dengue em áreas de difícil acesso como comunidades com baixa infraestrutura de saneamento básico, comunidades com grandes aglomerados de casas em áreas não arborizadas, comunidades com corredores de transito estreitas (Vielas e becos), bairros em áreas montanhosas e íngremes, bairros afastados dos perímetros urbanos dos municípios, bairros não pavimentados, com estradas danificadas após o período de chuvas e regiões de terrenos baldios.

As motos não substituirão o UBV Pesado (Fumacê) ou qualquer outra ação realizada pelo departamento de zoonoses. “Na realidade foi um acréscimo ao nosso trabalho. As motos farão parte de um cronograma onde tomaremos como base o MI Dengue (monitoramento em tempo real) através das armadilhas” disse Antônio Carlos Barbosa, diretor do departamento de zoonoses.

 CASOS CONFIRMADOS

Até hoje foi confirmado apenas quatro casos no ano de 2014 enquanto que no mesmo período do ano passado, mais de 500 casos já tinham sido computados. Se comparado período a período, no início de 2013 duas pessoas já tinham morrido por dengue, em 2014 Uberaba não registrou nenhum óbito. Além do UBV Pesado (Fumacê) e o MI Dengue (Monitoramento em tempo real), Uberaba combate a dengue com a criação de CEDs (Centros Especializados em Dengue) para hidratação de pessoas com suspeita de portar o vírus, combate com bombas costais e AeroSystem no interior das residências, visitas de casa em casa instruindo moradores e ajudando no combate focal, ações educativas como distribuição de repelentes, inseticidas e revistas educativas, recolhimento de pneus, mutirões de limpeza, parceria com a mídia para o alerta em massa da proliferação do mosquito, parceria com igrejas e empresas privadas para educação da população de maneira geral.

O secretário Fahim lembra que todas as unidades de saúde estão preparadas para receber qualquer paciente que apresente algum sintoma de dengue. Os Centros de Hidratação tem estrutura e profissionais qualificados para lidar com a dengue. “Não deixem de procurar as nossas UPAs, UMSs ou UBSs em caso de suspeita de dengue, principalmente aquelas pessoas que já tiveram dengue uma vez” disse Fahim.

O gráfico abaixo mostra o comparativo de números de casos confirmados por laboratório:


Fahim também lembrou que cada um tem que fazer a sua parte no combate. “Só tenho que pedir que não descuidem um minuto. Os criadouros são predominantes em vasos de plantas, bebedouros de animais e lixo doméstico, então temos que ficar atentos. Vamos olhar sempre a caixa d’água, piscinas, vasos sanitários de banheiros que a gente usa de depósito, calhas, brinquedos, e tudo mais que possa acumular água. Precisamos da ajuda de todos. A dengue mata! Não podemos relaxar” disse.

 

Jorn. Paulo Ricardo Bomfim

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar