WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

28/01/2014 - Segunda Parada Educativa revela números melhores

A equipe da Seção de Educação no Trânsito da Secretaria de Trânsito, Transportes Especiais, Proteção de Bens e Patrimônio Público (Settrans) realizou a segunda Parada Educativa do projeto Trânsito Seguro, na manhã desta terça-feira (28). Dessa vez, o trabalho foi realizado no cruzamento da Avenida Guilherme Ferreira com a Rua José de Alencar.

A psicóloga e educadora da Seção de Educação no Trânsito, Bethsy Patrícia Céspedes Brett explicou que, apesar da quantidade de motoristas que andam sem cinto de segurança ser grande, o número de casos foi menor do que na semana passada. “De todos que passaram, cerca de 50% estavam sem cinto, mas por outro lado, encontramos poucas pessoas usando o celular enquanto dirigiam. Essa segunda Parada aconteceu em uma área de confluência grande, onde as pessoas vem do bairro/centro para subir para o Bairro Abadia, sentido Hospital Escola ou vão do centro para o bairro”, destacou.

Segundo Brett, quando os motoristas veem a equipe da Educação no Trânsito, logo lembram que precisam colocar o cinto. “Nós sentimos que as pessoas estão procurando se adequar e começando a entender o trabalho da gente, além de estarem mais receptivas. A Guarda Municipal também está trabalhando com uma visão educativa e de orientação, sem fazer autuações. O apoio deles tem sido fundamental. Educar não é fácil, mas a gente tem procurado usar um tom de brincadeira, porque essa integração é importante. Esse é um trabalho lento e difícil e a ideia é fazer essas paradas na cidade inteira”, ressaltou.

Na próxima terça-feira, a equipe continua o trabalho. “Semana que vem é em um local crítico também. Até o dia 25 de março nós esperamos voltar aos locais e averiguar como está esse retorno. Ainda no dia 25 temos uma nova reunião para avaliar e aí vamos decidir os próximos rumos, mas o projeto é contínuo”, afirmou à psicóloga.

De acordo com o chefe da seção da educação no trânsito, Hélio Reis,  nesta terça, cerca de 1.200 veículos passaram pela Parada Educativa. Apesar de não serem tão frequentes como a falta do cinto de segurança, outras infrações que também acontecem são: parar em cima da faixa de pedestre, passar no semáforo vermelho e os motociclistas andarem com a jugular e viseira levantadas.

Além da Educação no Trânsito e da Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros, a Aisp 83 e o Sest/Senat ajudaram na blitz educativa.

 

Marcela Matarim

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar