WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

28/01/2014 - Saúde divulga real situação da dengue em Uberaba

A Secretaria de Saúde de Uberaba divulgou os números reais da atual situação da dengue no município. Depois de passar por uma epidemia em 2013, os profissionais do Departamento de Zoonoses estão trabalhando incansavelmente para que a situação não se repita em 2014. Mesmo de férias, o secretário Dr. Fahim Sawan acompanha e direciona o pessoal pela internet e pelo telefone. “Estamos muito preocupados, principalmente pela falta de leitos no município. Hoje temos menos leitos do que no mesmo período do ano passado, por isso nosso trabalho tem sido prevenir. Se tivermos outra epidemia, provavelmente não conseguiríamos internar todo mundo” disse.

A preocupação do secretário se resume basicamente no período de transição que atravessa o Hospital Escola. Alguns profissionais deixaram os cargos e outros estão sendo chamados através do concurso realizado pela empresa que administra o equipamento.

FUMACÊ

Neste mês o Governo do Estado disponibilizou três camionetes UBV Pesado e 50 agentes da Força Tarefa para ficar no município durante 15 dias. Os pedidos para o Fumacê estão sendo feitos desde novembro de 2013, mas foram atendidos apenas agora. O município está realizando todas as ações de combate e o Fumacê é um complemento essencial. O monitoramento em tempo real feito pela secretaria de Saúde mostra que a ação dos UBVs a partir da SEMANA 3 mudou consideravelmente a situação da infestação do mosquito na cidade como mostra o gráfico abaixo:


O Departamento de Zoonoses está realizando visitas domiciliares diariamente, mutirões de limpeza, combate focal com bombas costais e o apoio do AeroSystem (uma bomba menor para ser usada dentro das residências), distribuição de materiais educativos, além de inseticidas e repelentes. Trabalhos educativos também nas escolas, igrejas, praças municipais e empresas. “Hoje temos uma equipe de profissionais extremamente qualificados dentro da zoonoses, alguns trabalham aqui há mais de 20 anos. Sabemos o momento certo de usar cada arma e, junto com o secretário Fahim, decidimos que o UBV Pesado (Fumacê) deveria ser usado desde novembro do ano passado” disse o diretor do departamento Antônio Carlos Barbosa.

O secretário Fahim disse que se o Ministério da Saúde permitisse usaria até métodos mais ousados. “Se for pra evitar mais mortes e sofrimento, seria capaz de contratar um avião para pulverizar a cidade” falou. Sawan também lembrou que sempre que a camionete do Fumacê passar próximo das casas, é importante que as pessoas abram as portas e janelas para que o veneno possa matar o mosquito que, muitas vezes, ficam embaixo dos móveis.

NOTIFICAÇÕES RÁPIDAS E CASOS CONFIRMADOS

Uma notificação rápida ou um caso notificado, não significa necessariamente que o paciente tenha dengue. O real significado da estatística é que o paciente deu entrada em alguma unidade de saúde com algum sintoma parecido e o médico diagnosticou como “suspeita” de dengue. “Muitas pessoa têm dengue e não apresentam sintomas. Outros apresentam sintomas parecidos mas não é dengue” disse o diretor da Vigilância Epidemiológica Robert Boaventura.

O gráfico abaixo mostra o comparativo de números entre notificações rápidas e casos confirmados por laboratório:


O secretário Fahim lembrou ainda que todas as unidades de saúde estão preparadas para receber qualquer paciente que apresente algum sintoma de dengue. Os Centros de Hidratação tem estrutura e profissionais qualificados para lidar com a dengue. “Não deixem de procurar as nossas UPAs, UMSs ou UBSs em caso de suspeita de dengue, principalmente aquelas pessoas que já tiveram dengue uma vez” disse Fahim.
 
Jorn. Paulo Ricardo Bomfim

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar