WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

13/03/2009 - Mutirão contra a dengue já visitou 19 mil imóveis

Até agora apenas 6 casos de dengue foram registrados em Uberaba. Outros três são casos importados.

As Secretarias de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses; Trânsito, Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos e Infra-estrutura continuam os trabalhos de limpeza e fiscalização na cidade na execução do mutirão contra a dengue.

No período de 27 de janeiro a 12 de março, doze bairros foram vistoriados, com 19.052 imóveis trabalhados, de onde foram retirados 86 caminhões de materiais que acumulam água e entulhos. Duas equipes realizam visitas quinzenais em todos os pontos estratégicos como ferros velhos, grandes borracharias, clubes desativados, chafarizes, cemitérios, dentre outros.

Um grande aliado ao combate à dengue também passou a vigorar no mês de fevereiro: o Código de Limpeza Urbana. A nova legislação prevê multa para os proprietários de terrenos que mantiverem suas áreas sem limpeza e oferecendo risco à saúde da população.

O trabalho tem apresentado resultado positivo. No primeiro trimestre de 2008, o Liraa, Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti, era de 3,7. Este ano, no mesmo período, esse número caiu para 2,5.

Até o momento, são seis casos de dengue confirmados e três importados, ou seja, pessoas que adquiriram a doença em outro município. “Com o feriado de carnaval, muitas pessoas viajaram para outras cidades, inclusive áreas que vivem um quadro de epidemia. A Secretaria de Saúde está atenta a isto, visitando diariamente rodoviária e aeroporto, abordando os passageiros para esclarecimentos sobre a doença”, afirma Marco Túlio Cury, diretor da Diretoria de Vigilância em Saúde.

Algumas cidades da Gerência Regional de Saúde (GRS-Uberaba) estão com altos índices de casos confirmados da doença, principalmente em relação à população de cada município: Carneirinho (97), Limeira do Oeste (80), União de Minas (22) e Conquista (22).

Até a 9ª semana epidemiológica, 807 casos foram notificados pela GRS Uberaba, que compreende 27 municípios. “São suspeitas, casos ainda não confirmados por exames. Mas, pedimos às pessoas que tenham sintomas como febre alta, dor de cabeça forte, dores nas articulações e atrás dos olhos que procurem as unidades de saúdes mais próximas de suas casas”, enfatiza o diretor.

Na última quinta-feira (12), a Secretaria de Estado de Saúde, anunciou o Plano Estadual para Contingenciamento da Dengue, com diversas ações para os municípios efetuarem como forma de prevenção, tendo em vista o grande número de casos no Estado de Minas Gerais – 13.628 confirmados e dois óbitos, um por dengue hemorrágica e outro por dengue com complicações.

Segundo Marco Túlio, o trabalho em conjunto das secretarias municipais em Uberaba tem sido de extrema importância e tem surtido efeitos. E, aproveita para esclarecer o fato de o fumacê, não estar percorrendo as ruas da cidade. “O UBV pesado, aplicado por veículos, é realizado pelo Estado quando se há uma grande demanda por motivos de casos confirmados de dengue, o que não é o caso de Uberaba até o momento. Já o UBV portátil, este está sendo aplicado no município quando há a suspeita de dengue, como bloqueio dos casos suspeitos”, explica Cury.

O Ministério de Saúde exige total cuidado na aplicação de inseticidas, pois o uso indiscriminado pode causar desequilíbrio ambiental, eliminando inclusive predadores naturais do mosquito além de criar resistência do Aedes Aegyti ao produto.

“Para que possamos ter um ano mais tranqüilo, sem maiores problemas com a doença, é necessário que a população fique atenta, verificando constantemente em suas casas e terrenos qualquer risco de proliferação do Aedes Aegypti, evitando materiais que possam acumular água”, finaliza Marco Túlio.

Até agora já foram visitados os bairros: São Benedito, Bom Retiro, Jd. Alexandre Campos, Maria Helena, Santa Maria, Vila Planalto, Vila Raquel, Pq. Das Américas, Residencial Mário Franco, Jd. Induberaba, Recreio dos Bandeirantes e São Cristóvão. Nesta sexta-feira, 13, o mutirão chegou ao Jardim Maracanã.

O Centro de Controle de Zoonoses disponibiliza os telefones de contato para denúncia de prováveis criadouros: 3315-4173; 3315-4519 e/ou 3317-4600.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar