WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

15/01/2014 - Settrans realiza balanço de acidentes no trânsito

A Seção de Educação no Trânsito da Secretaria de Transito, Transportes Especiais, Proteção de Bens e Patrimônio Público (Settrans) realizou o levantamento dos dados de acidentes do ano de 2013 e segundo as informações repassadas pela Polícia Militar de Minas Gerais, de Janeiro a dezembro do ano passado houve cerca de 470 acidentes por mês com ou sem vítimas. Isso resulta em uma média de 15,66 acidentes diariamente. Em comparação ao ano de 2012 houve um crescimento de 1,06% tendo em vista que foram 15,5 acidentes por dia em 2012.

Considerando que a frota circulante em Uberaba tem um crescimento mensal de 990 automóveis dentre motos, carros caminhões e outros, houve um aumento de 10% na frota em relação ao ano de 2012 e o número de acidentes não aumentou na mesma proporção.

“Os acidentados são seres humanos, cada qual com suas histórias, o índice é alto. Nenhum valor de perda é aceitável quando se trata de vidas”, enfatiza o chefe da Seção de Educação no Trânsito, Helio Reis dos Santos.

Ainda segundo Helio Reis o trabalho realizado pela Settrans, através da Seção de Educação no Trânsito, foi capaz de diminuir o número de acidentes em locais onde o índice era alto, como no bairro Abadia e posteriormente no centro da cidade, obtendo um resultado positivo.

Essa ação contou com a parceria da Guarda Municipal, Secretaria de Infraestrutura, Polícia Militar, Serviço Social do Transporte (Sest), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Bombeiros, Tiro de Guerra, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Associação dos Aposentados e Pensionistas de Uberaba (Asapeu), Defesa Civil, Polícia Rodoviária Federal, Departamento de Estradas De Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), Consultoria e Estudos Pedagógicos (Consep), Área integrada de Segurança Pública (Aisp 83) e Fiscalização Área Azul.

“O caráter de educar os motoristas foi o foco das Paradas Educativas, mas os órgãos fiscalizadores como a Guarda Municipal e Policia Militar não se esquivaram do seu papel de punir infratores”, afirma Helio Reis. A frequência de infrações como a falta do uso do cinto de segurança, falar ao celular enquanto dirige, não respeito à sinalização e o não uso de viseira e jugular (fivela que prende o capacete ao pescoço) pelos motociclistas é frequente segundo o chefe da Seção de Educação do Trânsito.

“Reeducar os motoristas e pedestres é difícil, toda mudança de hábitos traz resistência, mesmo que sua obrigatoriedade esteja implícita no ato de dirigir. O mais fácil é educar as crianças para que se tornem motoristas conscientes num futuro próximo” afirma a psicóloga da Seção de Educação no Trânsito, Bethsy Patricia Cespedes Brett.

Conforme afirma Helio Reis as Paradas Educativas serão retomadas a partir do mês de Janeiro visando sempre salvar os motoristas e os pedestres deles mesmos, uma vez que a consciência de cada um é essencial para um trânsito seguro.

Paulo Brandão

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar