WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

08/01/2014 - Programa Pró Viver Mulher no CAISM atende mais de 20 mulheres

O Programa Pró Viver Mulher, realizado pela Secretaria de Saúde, através do CAISM (Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher), desde sua criação, no final 2013, atende mais de 20 mulheres. Os tratamentos são oferecidos de segunda a sexta das 07h às 17h. O PRÓ VIVER MULHER foi criado por uma equipe multidisciplinar com objetivo de acolher, orientar e oferecer atendimento às mulheres e adolescentes, a partir de 17 anos, que sofrem qualquer tipo violência física, sexual, psicológica, patrimonial, seja dentro ou fora do ambiente doméstico.

“A violência contra a mulher não escolhe idade, classe social ou escolaridade, acontece de forma silenciosa sendo que muitas das vezes o desfecho das ocorrências pode chegar ao homicídio. Por isso abrimos esse programa para cuidar da saúde e acolher as nossas mulheres” disse o secretário Dr. Fahim Sawan.

Uberaba tem subnotificação de casos pelo setor da saúde e outros órgãos que também atendem esses casos, como o centro de referência da mulher. A polícia civil, através da delegacia de atenção à mulher, e polícia militar não têm coerência entre os números de casos atendidos, fato que o Programa Pró Viver Mulher quer aproximar ao máximo da realidade, trabalhando em conjunto com estes órgãos.

O atendimento oferecido é médico e psicossocial. Se a violência for sexual é necessário que a vítima seja levada até o Hospital de Clínicas da UFTM para medidas emergenciais. Após ter alta, a paciente é encaminhada ao CAISM para dar continuidade ao tratamento e demais providências. No caso da violência física, se houver lesões corporais graves, o primeiro atendimento será na UPA mais próxima, e, após a alta, a paciente é encaminhada ao CAISM que prosseguirá com o tratamento. A equipe é coordenada pela médica Dra. Rivia Tirone, pela psicóloga Andrezza Sisconeto e pela assistente social Zélia Barboza.

 

Jorn. Paulo Ricardo Bomfim

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar