WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

27/12/2013 - Secretaria de Saúde estuda abrir cursos de pronto socorristas

A secretaria de Saúde de Uberaba está estudando a possibilidade de abrir cursos para pronto socorristas, com foco nos profissionais que lidam diretamente com essa necessidade. Os primeiros beneficiados seriam os guardas municipais, professores, educadores físicos e profissionais que trabalham em campeonatos amadores. O curso deverá abordar todos os aspectos relacionados ao atendimento emergencial de primeiros socorros a diferentes vítimas, nas mais diversas situações, tornando-os totalmente capacitados para agir de forma segura e eficaz até a chegada do serviço médico de emergência ao local do acidente.

O secretário de Saúde Dr. Fahim Sawan disse que ficou entusiasmado com a possibilidade. “Um guarda municipal que se depara com um acidente, um juiz, bandeirinha ou massagista nos gramados de futebol amador que socorrem um jogador contundido, professores que tem de fazer os primeiros cuidados aos alunos que passam mal na aula, enfim, esse curso vai nos ajudar a salvar muitas vidas” disse.

A intenção é que os cursos comecem a partir do ano que vem. Serão feitas parcerias com a Secretaria de Trânsito e Transportes, Secretaria de Esportes, Secretaria de Educação e vários outros setores da Prefeitura de Uberaba.

O coordenador do SAMU, Evaldo Filho, disse que a iniciativa é necessária já que muitas pessoas não sabem fazer os primeiros socorros adequados. “Muitas vezes o SAMU chega ao local e pega a vítima em estado crítico porque as pessoas que estavam por perto não sabiam dar os primeiros socorros. Se o primeiro atendimento tivesse sido feito, talvez a vítima não ficaria com sequelas ou, até mesmo, não chegaria em estado crítico nas UPAs ou hospitais” falou.

 

Jorn. Paulo Ricardo Bomfim

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar