WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

21/12/2013 - Balanço positivo no Setor de Educação no Trânsito em 2013

A Seção de Educação no Trânsito e Estatísticas, da Secretaria de Trânsito, Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos (Settrans) teve nesse ano de 2013 diretrizes voltadas para a elaboração de Projetos e planejamento de ações preventivas junto à comunidade de Uberaba e região. Todo trabalho foi realizado com apoio de parceiros e apoiadores, a exemplo da Guarda Municipal, que teve papel fundamental nas ações realizadas durante o ano.

De acordo com o chefe da Seção de Educação no Trânsito e Estatísticas, Hélio Reis, todo trabalho realizado alcançou o objetivo proposto junto à comunidade uberabense. “Entendo que todo trabalho de educação é um processo lento e persistente, que para vermos os frutos é necessário dar continuidade. Hoje em Uberaba podemos falar que os motoristas já estão mais instruídos e atentos para os riscos que o trânsito oferece”.

Hélio Reis destacou ainda que para a Seção de Educação no Trânsito, o primeiro ano da administração Paulo Piau foi marcado pela perseverança dos educadores, pela elaboração de grandes projetos e as ações diárias que visam sempre salvar vidas, tendo como principal objetivo a qualidade de vida da população uberabense.

O Programa Trânsito Seguro é uma das ações e tem como extensão o “Projeto Trânsito Seguro na Escola” ficando no centro da discussão, sendo que o começo do ano foi marcado pela aproximação de parceiros, estreitando importantes laços na luta incansável para evitar mais acidentes e reduzir substancialmente o número de vítimas de trânsito do município.

Durante o ano, diversas “Paradas Educativas,” com abordagem direta aos motoristas, foram realizadas, todas com o objetivo de promover a conscientização de atitudes como a utilização do cinto de segurança, os riscos do uso de celular ao volante, o respeito à faixa de pedestres, entre outras.

Participação popular - A Seção de Educação no Trânsito teve participação maciça nas edições do “Projeto Ação para o Bem” da Prefeitura Municipal de Uberaba, bem como também do “Projeto Integração no Bairro”, realizado pela Rede TV Integração, afiliada da TV Globo. Os projetos contaram com um grande número de pessoas atendidas e a população pôde receber dicas de direção defensiva, aulas para adultos e crianças de educação no trânsito, riscos do uso de cerol em pipas, utilização correta de cadeirinhas, inclusão social no trânsito e aulas áudio visuais para conscientizar as crianças sobre a forma correta de agirem no trânsito.

Penas Alternativas - A Central de Fiscalização de Penas Alternativas – CEFIPA - trouxe, de maneira efetiva, a participação da Educação no Trânsito e Guarda Municipal em suas atividades no Fórum. Dezenas de motoristas infratores participaram de palestras / aulas educativas de leis de trânsito.

 

Os cursos de direitos da Facthus levaram a educação no trânsito para os universitários e a capacitação para voluntários da Defesa Civil preparou os educadores para ações em casos de acidentes.

 

Duas grandes campanhas, a “Semana Municipal de Inclusão Social no Trânsito” e a “Semana Nacional do Trânsito” foram trabalhadas com o objetivo de conscientizar a população sobre os problemas enfrentados no trânsito e a busca de soluções para os mesmos. A partir das campanhas, idosos e portadores de deficiência têm procurado a SETTRANS para fazer o credenciamento para utilização de vagas especiais, outra atribuição do setor.

Outra importante ação desenvolvida em parceria com a Guarda Municipal foi a participação em SIPAT’s (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), onde dezenas de empresas abriram as portas para que os técnicos da Settrans fizessem o trabalho de educação no trânsito. Nesta ação, o foco foi conscientizar os participantes sobre a importância de se comportar no trânsito com base no respeito à vida. Dessa forma, as crianças e os familiares dos funcionários das empresas também foram prestigiados com o resultado dos trabalhos. Com públicos que variaram de 50 a 400 funcionários, as palestras visaram multiplicar o público alvo ao atingir familiares, principalmente alcançando a possibilidade de levar os conhecimentos às crianças auxiliando-as a se tornarem conscientes de seus direitos e deveres no trânsito.

“Com a consciência dos pais, acreditamos colaborar para que as crianças cheguem à idade adulta por não se envolverem nos acidentes e se tornando motoristas conscientes. O trânsito ainda é agressivo e a ideia é levar a população a pensar e, consequentemente, mudar sua atitude frente ao trânsito”, destacou a psicóloga e educadora da Seção de Educação no Trânsito da SETTRANS, Bethsy Patrícia Céspedes Brett.

A Equipe de Educação no Transito recebeu ainda treinamento em Primeiros Socorros, participou do Dia do Abraço contra a Pedofilia, Dia do Motorista, Dia Mundial do Meio Ambiente, aniversário do CEMEI Solange Aparecida Cardoso da Silva e elaborou e executou uma grande homenagem às vítimas de acidentes de trânsito na Praça Rui Barbosa, mobilizando jovens a entrarem na luta contra a violência no trânsito. Houve ainda a participação nos trabalhos da ONG Voluntários da Acessibilidade. Os trabalhos realizados em sala de aula culminaram com a ação do “Trenzinho na Escola”, levando as crianças a vivenciarem o trânsito com uma volta de trenzinho pela cidade, sendo que na última atividade as crianças visitaram a Secretaria de Trânsito e algumas de suas finalidades, nesta ação, a parceria com a iniciativa privada foi de fundamental importância na utilização do “Trenzinho Treme Treme”.

Desde o inicio de 2013, técnicos do Setor de Educação no Trânsito estão empenhados no trabalho de montar o banco de dados de acidentes de trânsito registrados no município, para isto conta com o apoio de informações obtidas junto as Polícias Militar, Civil, Federal e Corpo de Bombeiros.

Jorn. Kiko Marinelli

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar