WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

21/12/2013 - Saúde mostra monitoramento em tempo real e atual situação de dengue em Uberaba

- Monitoramento em tempo real
Hoje Uberaba conta com um sistema de alta tecnologia para o monitoramento em tempo real da infestação do mosquito da dengue. A cada minuto, as televisões instaladas na sala do secretário vão se atualizando na medida em que as mais de 870 armadilhas são vistoriadas. As armadilhas estão instaladas a cada 200 metros na cidade e nelas contém um feromônio, junto com água, que atraem a fêmea do Aedes Aegypt (única portadora do vírus). Ao entrarem na armadilha, os mosquitos ficam presos a uma parede colante logo acima da água. Os agentes de zoonoses possuem um SmartPhone que, ao vistoriarem a armadilha, mandam os dados instantaneamente para o Centro de Controle de Zoonoses e para a Secretaria de Saúde. Os mosquitos capturados são encaminhados a um laboratório da UFMG para análise e, lá, é detectado se a fêmea é portadora ou não do vírus da dengue. Atualmente o combate é feito pela aparição de mosquitos e não pela aparição de doentes como era antes.

-Números do monitoramento atuais
A figura abaixo mostra exatamente o quadro atual do município com relação a dengue. Essa é uma das imagens que são acompanhadas pelo Departamento de Zoonoses e pelo secretário de Saúde na sua própria sala. (Segue legenda abaixo)
*A ultima atualização do quadro foi no dia 20/12/2013 às 13:00h
*Ultima Semana Epidemiológica – Significa em qual semana do ano estamos
*Agentes em atividade – Significa quantos agentes, de todos que fazem o trabalho de campo, estão vistoriando armadilhas
*Total de armadilhas – Significa quantas armadilhas foram instaladas na semana
*Armadilhas vistoriadas – Significa quantas armadilhas foram vistoriadas pelos agentes até o momento
*Porcentagem Vistoriadas – Significa o percentual de armadilhas vistoriadas até o momento
*Armadilhas positivas – Significa em quantas armadilhas foi encontrado o mosquito do Aedes Aegypt
*IPM – Significa o índice de positividade média das armadilhas, ou seja, qual o percentual de armadilhas positivas das já vistoriadas
*Número de Capturas – Significa o número de mosquito capturados somando todas as armadilhas positivas
*IMFA – O Índice Médio de Fêmeas do Aedes Aegypt é o controle de infestação do mosquito, ou seja, é uma relação entre o número de mosquitos capturados e o número de armadilhas que foram vistoriadas. A relação é medida da seguinte maneira:
- 0.00 a 0.15 – Estado Satisfatório
- 0.15 a 0.30 – Estado Moderado
- 0.30 a 0.60 – Estado de Alerta
- 0.60 a 1.00 – Estado Crítico (Epidemia)
*Número de impedidas – Significas que as casas onde as armadilhas estavam, não foram vistoriadas por vários motivos como não ter ninguém, não autorização e outros.
*Porcentagem de impedidas – Significa a porcentagem de armadilhas que não foram vistoriadas por estarem impedidas

* O mapa (EM ANEXO) mostra como está a atual situação do município de Uberaba. Os pontos pretos mostram o local das armadilhas em um mapa da cidade. As bolinhas verdes mostram que naquela armadilha, nenhum mosquito foi capturado. As bolinhas amarelas mostram que naquela armadilha houve um mosquito capturado. As bolinhas alaranjadas mostram que naquela armadilha dois mosquitos foram capturados. E as bolinhas vermelhas mostram que naquela armadilha três ou mais mosquitos foram capturados.

- Bairros mais infestados
O monitoramento mostra, também, quais são os bairros mais infestados das últimas quatro semanas atualizado de minuto a minuto.

 

- Situação detalhada a todo tempo
Além dos bairros, o programa mostra (EM ANEXO)quais são as ruas e as casas mais infestadas da cidade. Isso facilita o trabalho dos agentes de zoonoses que vão fazer o combate focal no mesmo minuto que a informação chega às telas.

-Resultado
O monitoramento em tempo real está dando resultados significativos à população de Uberaba. O quadro abaixo mostra um comparativo entre os casos de dengue confirmados por laboratório dos últimos três meses do ano de 2012, quando ainda não havia o monitoramento, e dos últimos três meses do ano de 2013, já com o monitoramento.

E não foi só no número de casos a diferença. O LIRAa, que mede o índice de infestação do mosquito três vezes por ano, também foi registrado como sendo o menor dos últimos 5 anos como mostra a tabela abaixo:


 

- Ações realizadas para combate a dengue
- Criação de CEDs (Centros Especializados em Dengue) para hidratação de pessoas com suspeita de portar o vírus
- Combate com bombas costais e aerosystem no interior das residências
- Carros do fumacê passando no exterior das residências
- Vistas de casa em casa instruindo moradores e ajudando no combate focal
- Ações educativas como distribuição de repelentes, inseticidas e revistas educativas
- Recolhimento de Pneus
- Mutirões de limpeza
- Parceria com a mídia para o alerta em massa da proliferação do mosquito
- Parceria com igrejas e empresas privadas para educação da população de maneira geral

Jorn. Paulo Ricardo Bomfim

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar