WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

14/12/2013 - Trimestre mostra redução de 99,5% nos casos de dengue em relação ao ano passado

Foram 564 casos de dengue  confirmados no último trimestre de 2012 em 2013 no mesmo período foram apenas três.

A Secretaria de Saúde de Uberaba, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, divulgou o último levantamento parcial feito pelo município dos casos confirmados de dengue no último trimestre do ano, época mais propícia à proliferação do mosquito. No ano de 2012, o número de casos confirmados era de 564 nesse período (outubro, novembro e dezembro), já no mesmo período de 2013 esse número caiu para apenas 3 (três) casos. Embora dezembro ainda não esteja totalmente fechado, não há expectativa de aumento significativo nos números em comparação ao mesmo período de 2012.
Tecnologia - Várias ações foram tomadas pela Prefeitura para evitar o cenário encontrado no início de 2012. A implantação do monitoramento em tempo real da infestação do mosquito já é considerada uma ação muito positiva. Agora, para se fazer o combate focal, não é necessário o diagnóstico de pessoas infectadas e sim de mosquitos pegos nas mais de 870 armadilhas espalhadas por Uberaba monitoradas em relatórios enviados através de smartphones. Todo o trabalho que apura a infestação é acompanhado em tempo real o que torna as ações de combate mais eficazes.
Mais agentes - Outra ação importante do Município foi a contratação de mais agentes de zoonoses. No final de 2012 o departamento trabalhou com aproximadamente 80 profissionais, em 2013 esse número quase dobrou e a Secretaria de Saúde conta com mais de 150 agentes trabalhando de porta em porta.
Preocupação  - Mesmo com números positivos, o secretário Fahim Sawan pede que a população não se acomode. A maior preocupação do secretário de Saúde Fahim Sawan é a acomodação de algumas pessoas que esperam que os agentes de zoonoses limpem suas casas. “Não podemos esperar os agentes de combate chegar para limpar o nosso quintal, isso é obrigação nossa. Precisamos de uma mudança de atitude rápida da nossa população. A prefeitura está fazendo a parte dela, agora cabe aos cidadãos fazerem a parte deles também” comentou.

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar