WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

14/12/2013 - Presidente assume que CISVALEGRAN não tem condições de gerenciar o Hospital Regional

A presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Grande (CISVALEGRAN) e também prefeita de Delta, Lauzita Resende, esteve reunida com secretários de Saúde da macrorregião de Uberaba e disse que com as atuais condições, o consórcio não tem qualificação técnica para gerenciar o Hospital Regional.  “O que nós temos que ter, é cadeira cativa dentro do HR. O consórcio vai ser parceiro da gestão, mas não temos condições técnicas de gerenciar esse equipamento”, disse a presidente.

A reunião aconteceu nesta quinta-feira (12) junto ao Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) Regional. O presidente do conselho e secretário de Saúde de Uberaba, Fahim Sawan, disse que com esse posicionamento do consórcio, a melhor opção de gestão continua sendo as Organizações Sociais.

“Estivemos em Belo Horizonte na semana passada e o Ministério Público de Minas Gerais, representado pelo procurador Gilmar de Assis, a Secretaria Estadual de Saúde, a Associação Médica de Minas Gerais e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais recomendam a gestão compartilhada. É assim que também pensamos já que não temos nenhuma outra sugestão melhor para a gerência”, falou Fahim Sawan.

O prefeito Paulo Piau também se posicionou e disse que a população precisa desses leitos o mais rápido possível. “Temos várias pessoas internadas em nossas UPAs aguardando uma vaga em um hospital e não conseguem porque estamos sem leito. Precisamos inaugurar o HR e, principalmente, colocá-lo para funcionar com um sistema de gerência técnica, especializada e profissional. Hoje, a Organização Social é a nossa melhor alternativa”.

O Hospital fará procedimentos de média complexidade em clínica médica e clínica cirúrgica, além do Pronto Socorro Referenciado, ou seja, pacientes que forem encaminhados pelo SUS Fácil ou em condições de urgência/emergência. A porta de entrada serão as duas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) do Parque do Mirante e do São Benedito. Estarão disponíveis ao todo 167 leitos, sendo 141 leitos para a enfermaria e outros 26 leitos para UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

 

Jorn. Paulo Ricardo Bomfim

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar