WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

12/12/2013 - Educação no Trânsito promove ação para conscientizar sobre a Ciclofaixa

 Secretaria de Trânsito, Transportes Especiais, Proteção de Bens e Patrimônio Público (Settrans), por meio da Seção de Educação no Trânsito, realizou uma ação na tarde desta quarta-feira (11), para conscientizar os motoristas e ciclistas sobre os cuidados necessários com o projeto da Ciclofaixa e a segurança no trânsito. A equipe esteve no cruzamento da Avenida Santos Dumont com a Rua Medalha Milagrosa, entregado panfletos. A pedalada inaugural será neste domingo (15), às 9h, saindo da Praça de Esportes da Avenida Santos Dumont

A equipe, composta por seis pessoas, continua a ação nesta quinta-feira na parte da manhã e da tarde, sexta-feira e domingo. De acordo com o chefe da Seção de Educação no Trânsito da Settrans, Hélio Reis, a equipe trabalha nos locais próximos onde o projeto Ciclovida está situado, como Avenida Santos Dumont e próximo ao Aeroporto. “Queremos divulgar para toda a cidade e, por isso, também vamos entregar os panfletos nos comércios, academias e supermercados. É realmente para a população saber sobre a necessidade da segurança no trânsito”, ressaltou.

Segundo Reis, ainda existem muitas pessoas que não usam o cinto de segurança ou que falam no celular enquanto dirigem. “Essas são algumas das atenções que é preciso ter na ciclofaixa. Tanto o ciclista, como o motorista devem ficar atentos para não sair da via ou invadir a outra pista”, alertou o chefe da Seção de Educação no Trânsito.

Entre as dicas para os ciclistas estão: praticar a direção defensiva, obedecer à sinalização, usar equipamentos de proteção (capacete, materiais refletivos, roupas claras), evitar se distrair com fones de ouvido e celulares, respeitar a faixa de pedestre, pedalar dentro dos limites da ciclofaixa e evitar carregar passageiros ou cargas de forma inadequada. Já para os motoristas, as dicas são: redobrar a atenção e os cuidados, quando a ciclofaixa estiver funcionando, ter cuidado ao fazer ultrapassagens, diminuir a velocidade, ter atenção com a sinalização, respeitar os sinais do ciclista e não invadir a faixa vermelha que sinaliza o espaço da ciclofaixa.

Uma equipe com 15 integrantes da Área Azul também ajudou na panfletagem. O grupo continua o trabalho nos próximos dias. “Hoje, junto com o cartão da Área Azul, a equipe entregou panfleto da Ciclovida, no Bairro são Benedito, no Mercado Municipal, no centro da cidade, nas lojas e na Câmara Municipal, na parte da manhã e da tarde. Cada um vai entregar cerca de 500 folhetins por dia”, explicou o coordenador da Área Azul, Fernando Martins da Silva.

Já a psicóloga da seção de Educação no Trânsito, Bethsy Cespedes Brett, enfatizou que a educação tem que ser o primeiro item a ser trabalhado. “A grande mudança que a gente espera das pessoas é o respeito à sinalização e à faixa. Nós temos, hoje, um motorista muito deseducado no trânsito, que não respeita. Só que dessa vez o desrespeito pode ser a vida do outro e por isso é fundamental se cuidar muito mais. As pessoas precisam aprender a se educar com relação ao trânsito e mudar sua atitude. Essa é a parte mais difícil da Educação no Trânsito”, destacou.

A Ciclofaixa funcionará apenas aos domingos e feriados, das 7h às 17h30. Será um circuito fechado que terá 6 km, com trajeto que inicia na rotatória prof. Murilo Pacheco de Menezes (Medalha Milagrosa) subindo pela Av. Santos Dumont até o Aeroporto, seguindo pela Av. Nenê Sabino até a Rua Antônio Rios, descendo na Rua Maranhão até o Fórum, passando pela Av. dos Advogados e pela Rua Pedro Salomão até retornar à rotatória da Medalha Milagrosa.

 

Marcela Matarim

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar