WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

04/12/2013 - Saúde aumenta em quatro vezes o número de médicos nas UPAs

Várias melhorias foram anunciadas pelo prefeito Paulo Piau e o secretário de Saúde Fahim Sawan

Em visita a Unidade de Pronto Atendimento do Parque do Mirante na manhã de hoje (03), o prefeito Paulo Piau e o secretário de Saúde Fahim anunciaram várias melhorias para setor de urgência/emergência de Uberaba. A principal delas foi aumentar em quatro vezes o número de médicos atendendo por turno, se comparado ao início do ano. Hoje, as UPAs do Mirante e São Benedito atendem com oito clínicos gerais, enquanto que em janeiro, os turnos se revezavam entre dois e três médicos. “A melhoria do valor dos plantões, que nós dobramos, e o decreto emergencial para a contratação dos profissionais para a urgência e emergência foram fundamentais para essas melhorias. Esse foi só um passo, ainda temos um caminho a percorrer” disse o prefeito.

A equipe de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem estão completas nas duas UPAs. São seis enfermeiros atendendo em todos os períodos e vinte técnicos de enfermagem atendendo, também, em todos os períodos. “Essa complementação dos quadros de profissionais diminuiu o tempo de espera pela metade” afirmou o secretário Fahim Sawan.

Outros setores das unidades também tiveram melhoras significativas, como a ortopedia no bairro São Benedito e a pediatria no Parque do Mirante. Hoje, existem dois pediatras atendendo de manhã e a noite, de segunda-feira a sexta-feira. “Ainda não conseguimos para o período da tarde porque não achamos profissionais interessados no mercado. O nosso objetivo é completar todo o quadro, inclusive nos finais de semana, até o ano que vem” disse o gerente da UPA do Mirante, Maurício Moura.

Café da manhã - O acolhimento das unidades também foi melhorado. Hoje são três recepcionistas atendendo e fazendo as fichas dos pacientes, além do café da manhã servido na unidade com café preto, chá e pão com manteiga para os pacientes, acompanhantes e funcionários. Ainda nessa semana,  Fahim espera ter um assistente social em período integral para melhorar o acolhimento nas duas Unidades de Pronto Atendimento. “Temos muito ainda o que avançar, mas o nosso esforço já está dando resultado positivo. O acolhimento diferenciado, humanizado, o cafezinho, isso tudo faz diferença. Mas já dobramos o número de médicos, isso é significativo e importante para a nossa gente”, disse Piau. 

Outra novidade é o atendimento odontológico que passou a ter plantões nas noites de segunda à sexta-feira. Nos outros períodos o atendimento odontológico é feito nas unidades básicas. Além disso, aos sábados, domingos e feriados, os plantões odontológicos acontecem 24 horas na UPA do Mirante.

A farmácia de dispensa de medicamentos para urgência e emergência de pacientes internados nas UPAs também é uma realidade hoje. Os pacientes não precisam mais sair da unidade e procurar uma farmácia para comprar medicamentos, o município fornece gratuitamente para todos os pacientes internados ou em período de tratamento em casa.

Jorn. Paulo Ricardo Bomfim

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar