WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

29/11/2013 - Uberaba recebe prêmio do Governo Estadual em Belo Horizonte

O município de Uberaba, através da Equipe de Saúde da Família do bairro Fabrício, o Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (CODAU), a Escola Municipal São Judas Tadeu, a Escola Estadual Lauro Fontoura e alunos do PET-Saúde da UFTM foram contemplados com o Prêmio Mineiro de Práticas Exitosas na Atenção Primária à Saúde do ano de 2013, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

 

O tema foi Escovódromo “Amigo Do Planeta”: Promovendo A Saúde Bucal e o Meio Ambiente Nas Escolas. É um trabalho Intersetorial desenvolvido em parceria pela Equipe Saúde da Família Fabrício, relatando uma ação de Promoção da Saúde Bucal e do Meio Ambiente utilizando o Escovódromo Amigo do Planeta (CODAU), que é constituído por uma bancada de granito com espelho, pia, torneira e um reservatório de vidro transparente com marcação graduada em litros que permite a visualização do consumo de água utilizada durante uma escovação dental.

 

A experiência apresentou uma nova ferramenta na promoção de saúde que permitiu aos alunos, professores e profissionais da saúde uma nova percepção da saúde incentivando a cidadania e a responsabilidade social. Por meio dessa ação educativa a equipe de saúde conseguiu mostrar de uma forma concreta e visual, aos alunos do bairro, sobre a importância da participação efetiva na preservação do meio ambiente em ações simples no nosso cotidiano.

Os representantes da Secretaria de Saúde premiados em Belo Horizonte são: Marcia Helena Destro Nomelini (dentista); Silvana Angeloni Botelho Pimenta e Anita Silva Bernardes (assistentes de saúde bucal); Ana Flávia Candido Mariano da Paixão (médica); Blanda Oliveira Carvalho (enfermeira); Kely Cristina Martins Batista (técnica de enfermagem); Eunice Jovita Teles, Fernanda, Jessica Vieira Matias, Luciana Salvador, Rafael Florêncio Santos, Raquel Evangelista Mendes dos Santos e Renata Gonçalves (agentes comunitários de saúde). Como representantes da secretaria foram as diretoras Valéria Calil Salomão e Elaine Teodoro Vilela.

O secretário de Saúde, Fahim Sawan, parabenizou a equipe e se mostrou feliz com o empenho de profissionais da saúde que lutam por um bem comum. “É de pessoas assim que precisamos na saúde. Gente que gosta de gente. Fico feliz com a ação das equipes de saúde do nosso município e foram premiados com todos os méritos. Eles serão exemplo para todas as outras cidades do nosso Estado”, disse.

Jorn. Paulo Ricardo Bomfim

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar