WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Transporte Coletivo

22/11/2013 - Projeto de alteração no trânsito é apresentado pela PMU

Com foco na fluidez do trânsito, na acessibilidade e transporte coletivo, foi apresentado hoje (21), o projeto de alteração no trânsito em função da implantação do corredor de ônibus. A apresentação foi direcionada a entidades classistas como ACIU, CDL, Cigra, Sindicato dos Taxistas e jornalistas. O diretor da empresa Transzum, Alexandre Zum, especialista em trânsito e transporte, foi o responsável pela apresentação das propostas.

O prefeito Paulo Piau abriu o evento lembrando a necessidade de projetar Uberaba para os próximos 15 anos, visto o grande fluxo de veículo e as melhorias que serão implantadas no transporte coletivo. Ele lembrou que ao assumir o governo, o projeto do BRT não era composto por um sistema semafórico e, por isso, a decisão de fazer uma licitação para avaliar o trânsito de Uberaba, que embasasse um projeto deste porte e que garantisse segurança e acessibilidade aos pedestres, bem como melhorasse o transporte coletivo e desse fluidez ao tráfego de veículos.

“Tomamos a decisão de investir e tentar solucionar. Precisamos preparar a cidade e garantir que o trânsito não pare no centro. Vamos apresentar propostas e queremos ouvir a opinião de todos. Esta apresentação é direcionada, mas, na próxima terça-feira, faremos uma reunião pública abrindo para a comunidade”, afirmou.

Mudanças – Ao fazer a apresentação, o empresário apresentou o sistema utilizado, gráficos e projeções. Entre os dados, foi possível observar o que ele chamou de cruzamento crítico que é o da avenida Leopoldino de Oliveira com Major Eustáquio e Fidelis Reis. Naquele local, por hora, registra-se 3.500 veículos, no entanto, apenas 10% deste fluxo, ou seja, 350 veículos convergem à esquerda, sentido Fidelis Reis. “Neste local, com certeza, será extinta a conversão. Não podemos privilegiar 10%, em detrimento de 90%. Prevalece a melhoria para a coletividade, ou seja, da maioria”, destacou, explicando ainda que, pelo projeto, a Fidelis Reis terá mão única, sentido centro-bairro, com estacionamento 45º, sendo que a João Pinheiro manterá o sentido bairro-centro.

Foto: Sebastião Santos



Outra mudança apresentada é a abertura do canteiro central para quem desce do estádio Uberabão, que poderá cruzar a Leopoldino de Oliveira e subir pela avenida Bento Ferreira. Com foco no trânsito dos ônibus, a rotatória da Leopoldino com a avenida Santos Dumont, será retirada. Segundo Zum, neste localm também a conversão será extinta, visto que apenas 20% dos veículos convergem a esquerda, sentido Leopoldino/Santos Dumont. A mudança favorecerá também a maioria, ou seja, os 80%.

A rua Governador Valadares voltará ao antigo sentido. No entanto, será a partir da rua Alaor Prata em direção a avenida Gabriela Castro Cunha. No sentido de criar um sistema Triário, a rua Cel. Manoel Borges terá a mão invertida, ficando no sentido centro/Mercado Municipal. Vale ressaltar que o mesmo acontecerá com a rua Afonso Rato que receberá o fluxo da Leopoldino, através das ruas Jaime Bilharinho e Antonio Pedro Naves.

A rua Santo Antonio, conforme está no projeto, apresenta proposta de mudança, invertendo o fluxo da via que seguirá da Guilherme Ferreira até a avenida Alexandre Barbosa, inclusive com proposta de segurança para entrada de alunos do Colégio Marista. A rotatória da UPA do Parque do Mirante, também será modificada, sendo cortada ao meio, garantindo estacionamento para o transporte coletivo, enquanto os outros veículos a contornam.  Os dois terminais do transporte coletivo também terão sinalizações específicas garantindo a segurança dos pedestres.

Cultura – Segundo Alexandre Zum, as propostas tem como foco a trafegabilidade do centro pelos próximos 15 anos, a segurança dos pedestres e motoristas e fluidez. “Sabemos que existe mudanças que afetam a cultura da cidade e respeitamos isso, mas temos também que preparar a cidade para as mudanças. Quando vi a licitação fiquei impressionado por ver que uma cidade, com o porte de Uberaba, estava se preocupando com isso. Sabemos que são propostas arrojadas, mas garanto que darão certo. O prefeito me pediu que apresentasse o melhor projeto para Uberaba e foi isso que fizemos”, afirmou.

Centro – O empresário também afirmou que uma das preocupações do prefeito era com o comércio do centro da cidade. Segundo Zum, o projeto está “fortemente ligado a revitalização do centro da cidade, no sentido de garantir que o cidadão chegue ao comércio com facilidade e de maneira ágil”.

Ele também sugeriu as entidades classistas e a prefeitura que estimulem os empresários do setor alimentício a se instalarem no centro, no sentido de evitar que o mesmo fique abandonado, se tornando um lugar para atos ilegais no período noturno, como acontece em outras cidades.

O presidente a ACIU, Manoel Rodrigues, parabenizou a prefeitura pela iniciativa e afirmou que a “entidade aprovou as propostas e que pretende apoiar a iniciativa”. Ao encerrar, o secretário Claudio Junqueira disse que prefeitura, através da secretaria, estava a disposição para esclarecimentos, sugestões e críticas e também reforçou que no próximo dia 26, o projeto será apresentado a comunidade.



Jorn. Keila Riceto

 
 
 

Outras Notícias: Transporte Coletivo



Voltar