WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

20/11/2013 - Semana de Vivência em Valores Humanos atende Arquivo Público e Caism

Nesta terça-feira (19), a programação da IV Semana de Vivência em Valores Humanos foi no Arquivo Público, no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) e na Secretaria da Receita Estadual. A Prefeitura é parceira do evento, que começou no último domingo (17) e segue até o próximo sábado (23).

No auditório do Arquivo Público, foi realizada uma palestra na parte da manhã, com a psicóloga Cíntia Gomide, com o tema “Introdução ao estudo da Ética no campo da Psicologia do Desenvolvimento”. Já na segunda-feira, a palestra foi com o historiador Luiz Cellurale, sobre “Valores Humanos na História”.

A Secretaria da Receita Estadual criou um espaço institucional, arrecadou quase duas toneladas de alimentos que vão ser distribuídos posteriormente, além de contar com apresentações artísticas durante toda a semana. Nessa terça-feira foi a vez dos violeiros.

Enquanto isso, no Caism aconteceram as dinâmicas “Mamãe Você é Linda” e “Te Ofereço Paz. “É uma homenagem a todas as mães, para elas terem um dia de beleza, de princesa e rainha, que é o que elas são realmente, mas na correria do dia-a-dia e do trabalho, as vezes acabam se esquecendo delas mesmas”. Esse momento é de ter um olhar especial para elas, para se maquiar, se embelezar, arrumar o cabelo e as unhas. ‘Te Ofereço Paz’ é uma das dinâmicas que durante a música os participantes fazem gestos e treinam o olhar no olho do outro. É um momento de praticar o toque, a aceitação e a troca de energia oferecendo a sua paz”, explicou a psicóloga e voluntária do Instituto de Vivência em Valores Humanos, Adriana Barros.

Também foram realizadas vivências, apresentação musical, palestra com os temas “Cuidado e Gestação” e “Nutrição”, além de lanche, durante todo o dia. “Explicamos sobre a atenção especial que a mãe deve ter com o bebê, especialmente dos zero aos 3 anos de idade, que é a primeira infância. É preciso plantar a sementinha, adubar a terra, para lá na frente colher bons frutos”, destacou a psicóloga.

Ainda segundo Adriana Barros, cerca de 200 pessoas participaram do evento. “Foi uma alegria para nós, porque tivemos um fluxo bem grande desde as 8h, e foi muito proveitoso. Esse evento é de fundamental importância e o nosso objetivo é que durante todo o ano nós consigamos levar essa paz e engrandecer o bem, já que às vezes o mal tem tanto destaque”, enfatizou.

Para o fundador do Instituto, Lourival dos Santos, a cidade inteira precisa começar a valorizar a cultura que combate a violência. “Precisamos dar enfoque a cultura do amor e da paz. A sociedade toda deveria se encantar com isso. A gente quer gritar para o mundo inteiro: participe se encante”, ressaltou.

Nessa quarta-feira (20), a programação continua na Praça da Abadia, a partir das 9h até às 21h, com diversas apresentações artísticas, em uma integração da IV Semana de Vivência em Valores Humanos com a Semana da Consciência Negra.

 

Marcela Matarim/Estagiária de Comunicação

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar