Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Saúde

24/10/2013 - Secretaria de Saúde cria comitê para ajudar no combate a dengue

LIRAa é baixo, mas secretário Fahim Sawan liga o sinal de alerta

A Secretaria de Saúde de Uberaba criou o “Comitê de Mobilização, Assessoramento, Acompanhamento e Avaliação das Ações de Controle da Dengue no Município de Uberaba” para ajudar no combate a dengue na cidade. Depois de uma apresentação, o Departamento de Zoonoses já mostrou que, apesar do LIRAa (Levantamento de Infestação Rápido do Aedes Aegypt) ser o menor dos últimos cinco anos chegando a 0,7%, os números dessa semana já preocupam o secretário Fahim Sawan. “Nesta primeira semana depois de calcular o LIRAa, os números registraram um aumento de infestação significativo e nós não podemos parar de trabalhar. Vamos fazer o que for necessário para não deixar Uberaba passar por outra epidemia”, disse.

Os bairros com maior infestação do mosquito foram:

- Extrato 11 (Manoel Mendes, Bairro de Lourdes, Residencial 2000, Oneida Mendes e adjacências) com um LIRAa de 1,5%.

CONFIRA NA MATÉRIA EM ANEXO O MAPA
                      
- Extrato 13 (Boa Vista, Jardim El Dorado, Jardim Triangulo e adjacências) com um LIRAa de 1,7%.

 

CONFIRA O MAPA

                     
Comitê Combate a Dengue

- Extrato 14 (Fabrício, Vila Militar, Tancredo Neves, Nenê Gomes e adjacências) com um LIRAa de 1,2%;

CONFIRA NA MATÉRIA EM ANEXO O MAPA
                     

O problema persiste nos imóveis edificados, principalmente nas residências habitadas. Os principais depósitos com Aedes Aegypti encontrados são:

- Depósitos móveis: vasos de plantas e bebedouros de animais, lixo e outros resíduos sólidos com 42,9% dos imóveis pesquisados.
- Depósitos ao nível do solo (tambor, tanque, barril, tina, tonel, deposito de barro, tanque, poço cacimba) com 19%.

Foram contratados mais 60 agentes de zoonoses e 15 braçais para ajudar no combate focal no município. Eles devem começar a partir da semana que vem e vão se juntar a outros 120 que já estão trabalhando. O Governo do Estado também prometeu ajudar no combate e a verba deve chegar no próximo mês.

Enquanto isso, o município criou um decreto de emergência para trabalhar com verba própria, já que as chuvas começaram e os números de infestação do mosquito estão aumentando. Foi encaminhado um pedido à Superintendência Regional de Saúde para a disponibilização de dois UBVs Pesados e, até o momento, a Secretaria não obteve resposta.

Paulo Ricardo Bomfim


 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub