WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

24/10/2013 - Defesa Civil instala pluviômetros na cidade

Com o objetivo de medir a intensidade (volume) da chuva, desde a semana passada a Defesa Civil começou o trabalho de instalação de pluviômetros na cidade, em áreas que são consideradas de risco.  Dos 14 aparelhos que vão fazer a medição, um já foi colocado no Bairro Residencial 2000 e outro no Grande Horizonte.

De acordo com o coordenador Executivo da Defesa Civil, Edvaldo Faquineli, os bairros Maracanã, Beija Flor, Primavera, Jardim Triângulo, Boa Vista, Fabrício e as comunidades rurais de São Basílio, Santa Fé e da Baixa também vão receber os pluviômetros. “O aparelho é instalado dentro de uma residência do bairro, por isso precisamos conversar com o morador para ver se ele autoriza. Quando o morador autoriza, ele se torna nosso agente voluntário e nós deixamos uma tabela para ele acompanhar a quantidade de água. Ele nos liga ou nós ligamos para eles toda vez que chove”, explicou.

Faquineli destacou, ainda, que com a instalação dos pluviômetros será possível fazer um mapeamento do volume de chuva nos diferentes locais da cidade. “Pode ser que no centro da cidade chova apenas cinco milímetros e em outro bairro mais afastado chova 30 milímetros, sem que tenhamos conhecimento imediato. Com o pluviômetro vai ser possível fazer a medição e acompanhar esse volume para ficarmos em estado de alerta nas áreas de risco, até mesmo as de pequeno porte e também saber onde tem alagamento”, ressaltou.

Os aparelhos foram cedidos por meio de parceria entre a Defesa Civil com Agrocampo, Renutre e Certrim. Essa é a primeira vez que eles são instalados em Uberaba.

 

Marcela Matarim

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar