WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

04/10/2013 - Professores e dentistas participam de curso de capacitação do Saúde na Escola

Professores da rede pública municipal e estadual de ensino e dentistas das equipes de Saúde da Família passaram por treinamento do projeto Saúde na Escola para as ações que ocorrerão de 15 a 18 de outubro, dentro da programação Cria-Criança.

A capacitação aconteceu das 7h às 11h e das 13h às 17h, nessa quarta (2) e quinta-feira (3), no anfiteatro do Departamento de Zoonoses. O encontro contou com as ações de promoção de segurança alimentar, promoção de alimentação saudável, avaliação antropométrica e orientação para verificar a situação vacinal.

De acordo com a técnica em planejamento da Assessoria de Planejamento em Saúde, Viviane Bartonelli, participaram 82 profissionais no primeiro dia e 27 no segundo, totalizando 109. “Ao todo são 91 escolas participantes. Na quarta-feira, a capacitação foi excelente e tivemos uma participação em massa. Nessa quinta-feira foi da mesma forma, mas tivemos menos pessoas. Esse treinamento foi importante para articular a Educação e a Saúde, integrando as duas. Nem todos participaram por isso nós devemos marcar um novo dia para quem faltou”, explicou Viviane, que também é dentista.

Além da dentista, uma enfermeira da Secretaria de Saúde e duas nutricionistas da Secretaria de Educação ministraram a capacitação, por meio de aula com data show e material de apoio. “Os professores das escolas não vão fazer os atendimentos, mas, eles devem ficar responsáveis pela organização da visita, monitorando e acompanhando a ação. Eles devem garantir o registro de dados e a execução das ações com todos os alunos e isso foi passado nessa capacitação. Nós faremos parcerias com dentistas, enfermeiros, educadores físicos e nutricionistas que vão atender as crianças”, destacou Bartonelli.

Cerca de 40 mil alunos devem ser atendidos pelo projeto. Ainda segundo a técnica em planejamento, para o ano de 2014 é planejado acrescentar nas ações a prevenção de álcool e drogas, prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e cultura de pais.



Marcela Matarim

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar