WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

30/09/2013 - Settrans avalia Semana Nacional do Trânsito

Com o tema da Década Mundial de Segurança no Trânsito 2011-2020 - o “Álcool, Drogas e a Segurança no Trânsito. Efeitos e responsabilidades e escolhas”, terminou no último dia 25 as ações alusivas à Semana Nacional do Trânsito. Em Uberaba as atividades foram desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos – Settrans, através do setor de Educação de Trânsito em parceria com entidades classistas e não governamentais.

“O trabalho foi concentrado em alertar os motoristas sobre os perigos dessa mistura – álcool/drogas e direção. As paradas Educativas foram realizadas em vários pontos da cidade e rodovias com o objetivo de abordar os motoristas e conscientizá-los sobre as medidas de segurança que cada um deve ter consigo e com o outro”, destacou a psicóloga educadora de trânsito, Bethsy Patrícia Cespedes Brett.

No total, foram abordados mais de cinco mil motoristas. Além de receber material alusivo à campanha, muitos condutores foram orientados quanto à importância do uso do cinto de segurança, principalmente para os passageiros, onde a prática da utilização não é tão comum. Outra irregularidade registrada em grande número foi à utilização do celular ao dirigir. Já no caso dos motociclistas, a maior irregularidade encontrada foi a utilização do capacete com a viseira aberta, falta cometida que pode colocar em risco a vida do condutor e do passageiro.

De acordo com dados levantados junto a Policia Militar, no mês de Agosto /2013 foram registrados 472 acidentes com ou sem vitimas. Pelo menos 17 ocorrências ao longo do dia.  Nestes acidentes, a maioria dos casos, as vitimas são jovens entre 18 e 25 anos. “Muitas vezes a morte é apenas um dos grandes problemas, mas e aqueles que ficam com sequelas? Em nossas abordagens procuramos, em um tempo reduzido, trazer todas as informações. Tivemos o cuidado de envolver jovens engajados nessa “luta” que foram as ruas e viram a realidade”, destacou o Chefe da Seção de Educação no Trânsito E estatísticas, da Settrans, Hélio dos Reis dos Santos.

“Ficamos espantados com a quantidade de motoristas que não usam cinto de segurança, que dirigem falando ao celular e o desrespeito a sinalização. De uma forma geral percebemos a aceitação da população com nossa campanha. Mesmo aqueles que foram flagrados em alguma irregularidade deram seu parecer favorável ao nosso trabalho. Os atos de vandalismo com os carros que foram expostos só nos deixou ainda mais claro que o caminho para um trânsito seguro é a educação. Sem ela não há desenvolvimento, não há crescimento, não há cidadania”, destacou o titular da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos – Settrans, Emanuel Kappel.

Jorn. Kiko Marinelli
 

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar