WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

24/09/2013 - Educação no Trânsito atende expectativas

Iniciada no último dia 18, com término programado para o dia 25, a campanha educativa realizada alusiva a Semana Nacional do Trânsito, que trás o tema “Década mundial de segurança no trânsito 2011 – 2020, Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito, efeitos, responsabilidade e escolhas”, registra bom índice de aceitação entre os motoristas. Motivo este que em Uberaba a campanha se estenderá para o próximo mês.

Na manhã desta segunda-feira (23), quatro equipes de técnicos educadores realizaram o trabalho de educação no trânsito na área central da cidade. Com cartazes, faixas e panfletos alusivos à campanha, equipes abordaram centenas de motoristas nos entroncamentos das Avenidas Leopoldino de Oliveira com Artur Machado, Major Eustáquio e João Pinheiro, além do cruzamento da avenida Doutor Fidelis Reis com Governador Valares.

De acordo com o chefe de Seção de Educação no Trânsito, da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos – Settrans - Hélio Reis, todo trabalho de abordagem está sendo realizado em caráter educativo, sendo que ao encontrar alguma irregularidade, o motorista recebe orientações quanto à falta cometida, isto para os casos de faltas leves. Já se a falta for considerada grave, mesmo sendo uma blitz educativa, os agentes de trânsito e a Polícia Militar estão aplicando as medidas previstas em lei.
 

Foto: Sebastião Santos


Hélio Reis destaca que ainda falta amadurecimento quanto aos riscos que o trânsito pode causar, principalmente, no que se refere a motocicletas. “Alguns motoqueiros trafegam em alta velocidade, com viseiras abertas, farol desligado, fazendo manobras arriscadas entre os carros. Essa atitude mostra que ainda precisamos melhorar muito, por isto que é tão importante a campanha de conscientização no trânsito”. Reis destacou ainda que quando se fala em motocicleta os cuidados devem ser redobrados, principalmente na área central da cidade onde existe grande número de transeuntes.

Vandalismo – Para ilustrar a Semana Nacional do Trânsito, a Settrans disponibilizou, através de parceiros, vários carros e motos batidos, veículos que foram envolvidos em acidentes de trânsito e que foram instalados em pontos estratégicos de ruas e avenidas da cidade, com referência aos perigos do trânsito. Neste fim de semana, foi registrado atos de vandalismo, roubo e incêndio em alguns destes veículos. Mediante o fato registrado, imediatamente o secretário Emanuel Kappel determinou a retirada dos mesmos, para não colocar em risco a vida de transeuntes e motoristas.

Programação - Para esta terça-feira (24), o Departamento de Educação no Trânsito preparou parada educativa, que será realizada na MG 2555, no Anel Viário próximo ao Residencial 2000 e bairro Manoel Mendes, das 9h às 11h. Já na quarta-feira (25) acontece o encerramento da Semana do Trânsito, das 15h às 16h30, com os alunos do Senac no cruzamento da Avenida Santos Dumont com a Medalha Milagrosa.

 

Jorn. Kiko Marinelli

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar