WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

20/09/2013 - Semana do Trânsito mobiliza 3ª Idade

Dentro da programação da Semana Nacional do Trânsito, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos (Settrans), através do Departamento de Educação no Trânsito, promoveu na manhã desta sexta-feira (20), no Auditório do Museu do Zebu, no Parque Fernando Costa, palestra alusiva aos cuidados que as pessoas da terceira idade devem ter no trânsito local.

Com auditório cheio, a equipe dos bombeiros fez várias demonstrações de situação de perigo. O público da terceira idade recebeu instruções a respeito dos primeiros procedimentos ao se deparar com uma situação de perigo. Lembrou que ao ligar para o 193 é necessário ter, pelo menos, uma noção do que está acontecendo com a pessoa vitimada, pois esta ação, além de agilizar o resgate, facilita no atendimento e preservação da vida.

A aposentada Maria Helena destaca que o trabalho de educação no trânsito deve ser constante na sociedade, uma vez que todos os dias existem mudanças e com o aumento de veículos circulando nas ruas, fica cada vez mais perigoso. “Já não temos tanta destreza, nossos movimentos e reflexos são mais lentos, isto se torna perigoso, pois muitos motoristas não respeitam as leis de trânsito e nem os idosos, se esquecem de que um dia também vão chegar à terceira idade”, concluiu ela.

Foto: Everaldo Museu do Zebu



O policial bombeiro cabo Marcos Luciano explicou para o publico presente as diferenças entre o atendimento do SAMU e do Resgate, lembrou que o atendimento dos Bombeiros é na intenção de resgatar o ferido, principalmente nos casos de acidentes de trânsito, onde os procedimentos mais utilizados são resgate e encaminhamento ao Pronto Socorro. Já o SAMU é dotado de equipe de profissionais de Saúde, médico e enfermeiro, que dependendo da gravidade em que se encontra o paciente, pode receber medicação. “Somos parceiros, nosso trabalho consiste em resgatar e dar apoio em busca de salvar vidas”, disse cabo Marcos Luciano, lembrando que é necessário maior atenção dos motoristas principalmente nos locais de grande fluxo de pessoas, onde os riscos de atropelamento são maiores.

Programação da Semana

Na segunda-feira (23), será organizada uma parada educativa com o tema “Por um trânsito seguro”, das 9h às 11h, no cruzamento da Avenida Leopoldino de Oliveira com o Calçadão da Artur Machado. Essa ação irá envolver todos os parceiros.

Na terça-feira (24), a parada educativa será na MG 2555, no Anel Viário próximo ao Residencial 2000 e bairro Manoel Mendes, das 9h às 11h. Na quarta-feira (25) acontece o encerramento da Semana do Trânsito, das 15h às 16h30, com os alunos do Senac no cruzamento da Avenida Santos Dumont.

Jorn. Kiko Marinelli

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar