WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

20/09/2013 - Secretaria de Saúde alerta população e promove várias ações contra a dengue neste mês

Secretário Fahim Sawan mostra preocupação com o atual período. Historicamente, primeiros casos começam a aparecer na semana que vem

A Secretaria de Saúde de Uberaba não está dando trégua ao Aedes Aegypt. A luta contra o mosquito está sendo incessante e várias ações e parcerias estão sendo feitas para que a cidade não tenha outra epidemia no ano que vem. Neste mês, o secretário requisitou ao Estado a ajuda da força tarefa e foi contemplado com 150 agentes durante dez dias. Além disso, o monitoramento da ploriferação do mosquito está sendo feito em tempo real tanto da Secretaria de Saúde quanto do Departamento de Zoonoses. Fahim Sawan também está dando palestras educativas por toda a cidade mostrando a real situação do município e mostrando as formas de combate.

Encontro de mobilização social

Amanhã (21) será realizado o “Minha cidade sem dengue”. O evento será realizado pela Secretaria de Saúde de Uberaba em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde e um grupo de mobilização social do CeMAIS (Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais). Serão desenvolvidas ações conjuntas para o enfrentamento da dengue e contará com o apoio do “Dengue Móvel”, uma ferramenta que utiliza da coleta de possíveis focos de dengue (pneus, garrafas PET e latinhas) com a finalidade de sensibilizar a população para o combate ao mosquito.

O “Minha cidade sem dengue” acontecerá na Praça da Rua Praia do Forte no bairro Parque dos Girassóis, próximo ao CEMEI Cláudia Aparecida Vilela de Minita, e será das 09h00 às 14h00.

Palestras educativas

A Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura vão promover outro encontro de mobilização social cujo tema é “Dengue em Uberaba: Epidemia Nunca Mais” na semana que vem. O secretário de saúde Dr. Fahim dará palestras educativas durante os dias 24, 25 e 26 deste mês. A programação também faz parte do “Programa Saúde na Escola” e as palestras serão em três CEMEAs (Centros Municipais de Educação Alternativa) da cidade. Abaixo segue o cronograma.

24/09/2013 - CEMEA Boa Vista às 18h00

Av. São Paulo, 1101 – Amoroso Costa

 

25/09/2013 - CEMEA Pacaembu às 18h00

Av. Américo Pessato, 100 - Pacaembu

 

26/09/2013 - CEMEA Abadia às 18h00

Av. Orlando Rodrigues da Cunha, s/n – Abadia

 

Mutirão de limpeza no final de semana

Neste sábado (21) também será realizado um mutirão de limpeza e de resgate de imóveis em mais de 3.500 casas de Uberaba. Isso se deve ao alto número de casas que estavam fechadas ou não puderam ser vistoriadas pelos agentes de zoonoses. O tratamento focal acontecerá nos bairros São Cristóvão, Parque São Geraldo, Recreio dos Bandeirantes e Parque das Américas. “Isso pode acontecer por vários motivos. Às vezes a pessoa está trabalhando ou saiu para fazer compras, o que nos preocupa é esse número alto de casas fechadas. Por isso, vamos fazer esse mutirão para vasculhar todas as casas que ficaram pra trás nessa semana” disse Dr. Fahim.

Força Tarefa termina os trabalhos hoje

Os 150 agentes da Força Tarefa vindos do Estado terminaram hoje os trabalhos. O balanço parcial mostra que eles visitaram 17 mil casas e recolheram quase 6 mil sacos de lixo de objetos que poderiam ser foco do mosquito. Além deles, participaram dos trabalhos 7 ônibus, 2 caminhonetes, 3 pick-ups e 1 caminhão.

Eles visitaram 17 bairros da cidade fazendo o trabalho focal, ou seja, de visitação. Os bairros que onde mais retiraram mais focos foram: Parque das Gameleiras, com 766 sacos de lixo retirados; Residencial 2000, com 740 sacos de lixo retirados; e Parque das Américas, com 731 sacos de lixo retirados.

Monitoramento em tempo real

O monitoramento da ploriferação do mosquito acontece em tempo real tanto na sala do secretário de saúde Dr. Fahim quanto da diretoria da Zoonoses. Este é o fim da semana 38 e os dados mostram que, desde segunda-feira, 812 armadilhas foram vistoriadas. Em 47 delas tinham pelo menos um mosquito do Aedes aegypt. Foram capturadas, só nessa semana, 56 fêmeas. Os bairros que estão com maior índice de infestação e em alerta são Alexandre Campos e Morada das Fontes. Os resultados de mosquitos que poderiam portar o vírus da dengue das semanas anteriores chegaram de Belo Horizonte e a boa notícia é que nenhum mosquito estava infectado.

Jorn. Paulo Ricardo Bomfim
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar