WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

19/09/2013 - Aberta Semana Nacional do Trânsito

A cerimônia de abertura da Semana Nacional do Trânsito aconteceu na manhã desta quarta-feira (18) no ginásio do Jockey Club/Centro e contou com as presenças da primeira dama Heloisa Piau, representando o prefeito Paulo Piau, do titular da Secretaria de Trânsito, Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos (Settrans), Emanuel Kappel, dos vereadores Franco Cartafina e Samir Cecílio, além de diversos outros secretários municipais e alunos de escolas da rede pública.

O evento é realizado pela Settrans - através do Departamento de Educação no Trânsito, e trouxe o tema “Década mundial de segurança no trânsito 2011 – 2020, Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito, efeitos, responsabilidade e escolhas”.

Em nome do prefeito Paulo Piau, a primeira dama Heloisa Piau, falou do empenho da atual administração em reduzir significativamente o número de registros de mortes no trânsito, pois Uberaba é uma das cidades do Brasil que mais possui veículos por habitante. “Temos que abraçar essa causa com o coração, só assim conseguiremos conscientizar nossas crianças quanto aos riscos do trânsito. Nossos jovens estão morrendo cedo em graves acidentes de trânsito”, pontuou Heloisa, ressaltando que o Brasil avançou bastante, principalmente em sua legislação que se tornou mais rígida, mas que ainda há muito para ser feito.

O titular da Settrans, Emanuel Kappel, lembrou que a secretaria tem realizado várias ações de educação no trânsito, mas que a cidade tem um grande desafio, reduzir os índices de morte no trânsito. “O prefeito Paulo Piau nos incumbiu de desenvolver ações para reverter esta situação. Pensando nisto, a Settrans, em parceria com outras secretarias vai implantar o projeto de Núcleo Escolar, onde vamos atuar diretamente a Educação no Trânsito com nossas crianças”, concluiu ele.

Foto: Enerson Cleiton



Em nome do Legislativo, falou o vice-presidente vereador Samir Cecílo, que pediu ao público presente, principalmente para as crianças, que estejam atentas à preservação da vida, através da fiscalização no trânsito e no combate as drogas. “Crianças, fiscalizem seus pais, parentes e amigos quanto às leis de trânsito. Respeitar a faixa de pedestre, o limite de velocidade e as sinalizações. Outra ação está relacionada às drogas. Fiquem longe delas”, disse Samir.

Além da apresentação da Banda do 4º Batalhão da Polícia Militar de Uberaba, outras apresentações também tiveram destaque a exemplo da participação da fanfarra da Escola Municipal Santa Maria e do grupo de teatro e dança FicaVivo.

Para esta quinta-feira (19), está programada uma parada educativa na BR 050, das 9h às 11h. A equipe da Secretaria de Trânsito e os parceiros irão abordar os motoristas dos carros e caminhões para mobilização quanto aos perigos do álcool e drogas na direção. No período da tarde, terá uma parada educativa das 15h às 16h30, com os alunos do SENAC, no cruzamento da Avenida Santos Dumont com a Rua Medalha Milagrosa. A ação terá como tema “Por um trânsito gentil”. Os alunos farão cartazes e organizarão atividades como vestir-se de sombras para chamar a atenção dos motoristas.

Já na sexta-feira (20), será realizada uma palestra para 100 idosos no auditório da ABCZ, das 7h30 às 11h. A intenção é conversar sobre a violência no trânsito e dar dicas de como os idosos, como pedestres, podem se proteger.

Na segunda-feira (23), será organizada uma parada educativa com o tema “Por um trânsito seguro”, das 9h às 11h, no cruzamento da Avenida Leopoldino de Oliveira com o Calçadão da Artur Machado. Essa ação irá envolver todos os parceiros.

Na terça-feira (24), a parada educativa será na MG 2555, no Anel Viário próximo ao Residencial 2000 e bairro Manoel Mendes, das 9h às 11h. Na quarta-feira (25) acontece o encerramento da Semana do Trânsito, das 15h às 16h30, com os alunos do Senac no cruzamento da Avenida Santos Dumont.

Participam das atividades da Semana Nacional do Trânsito membros da Secretaria de Infraestrutura e os parceiros Policia Militar; Guarda Municipal; Corpo de Bombeiros; Polícia Rodoviária Federal; Tiro de Guerra; Sest/Senat; Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais - DER; Serviço de Ambulância Municipal em Uberaba - SAMU; Associação dos Aposentados e Pensionistas de Uberaba - ASAPEU; Conselho de Segurança Pública - CONSEP da Área Integrada de Segurança Pública - RISP Abadia; Defesa Civil; 5ª Cia do Meio Ambiente e Trânsito; Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - ABCZ, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC; Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba – Codau e Ferrovia Centro Atlântica - FCA.

Jorn. Kiko Marinelli
 

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar