WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

11/09/2013 - PMU lança o Programa Saúde na Escola

PSE passou do estágio piloto e agora contempla toda a rede pública de ensino

As Secretarias Municipais de Educação e Saúde, em conjunto com a Superintendência Regional de Ensino, realizam o lançamento oficial do Programa Saúde na Escola – PSE nesta terça-feira (11), às 08h, no anfiteatro do Centro Administrativo. Criado pelo Governo Federal, o PSE é uma estratégia de integração entre saúde e educação visando o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas brasileiras. O programa trabalha práticas de promoção, prevenção da saúde e construção de uma cultura de paz com as crianças, adolescentes, jovens e adultos que estão inseridos nas escolas.

“O município de Uberaba não poderia deixar de participar dessa política intersetorial preconizada pelo Ministério da Educação e Cultura e pelo Ministério da Saúde, pois é uma estratégia de integração de educação e saúde que juntas vão promover o desenvolvimento da cidadania dos uberabenses, assim como a qualificação das políticas públicas brasileiras”, afirma a Secretária de Educação e Cultura, Silvana Elias.

Durante o evento será apresentado o regulamento de um concurso de fotográfica com o tema Dengue em Uberaba: Epidemia nunca mais, que tem por objetivo mobilizar as escolas públicas das redes municipal e estadual para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, bem como incentivar a arte da fotografia, promovendo a participação da comunidade escolar na divulgação de talentos nas diversas formas de expressão artísticas.

“O PSE em Uberaba é uma estratégia de integração entre saúde, educação, meio ambiente e esporte voltado para o desenvolvimento da cidadania, otimizando o espaço privilegiado da escola para práticas de promoção, prevenção da saúde e construção de uma cultura de paz”, ressalta o Secretário de Saúde, Fahim Sawan.

O lançamento oficial do Programa em Uberaba está sendo realizado para fortalecer o trabalho implantado nas escolas municipais e estaduais desde o início do ano. Até o ano passado o projeto estava sendo realizado de forma piloto contemplando cerca de 10% dos alunos de algumas escolas públicas. Neste ano o programa teve um aumento significativo e está atingindo todos os alunos da rede pública de ensino.

As escolas estão desenvolvendo trabalhos em parceira com a Universidade de Uberaba – UNIUBE e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, dentre outros parceiros, que estão envolvidos na realização de diversas ações como à promoção da qualidade de vida, proteção à saúde, prevenção de doenças e outros agravos.

“É de grande importância a Educação, aliada à Saúde, promover estratégias de prevenção em prol da saúde dos nossos educandos. Essa política tem resultados efetivos e mais eficazes, tanto para a população quanto para o poder público”, afirma o Superintendente Regional de Ensino, Eduardo Fernandes Calegari.

Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar