WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

05/09/2013 - Secretaria de Saúde começa vacinação contra a catapora na semana que vem

Vacinação acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde de Uberaba

O Departamento de Vigilância Epidemiológica anunciou que recebeu hoje, dia 05, do Estado, as vacinas contra a catapora e que a partir de segunda-feira (9) a vacinação começa em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Uberaba. A expectativa é que mais de quatro mil crianças, de um a dois anos, sejam vacinadas durante todo o ano. É recomendado que as crianças já tenham tomado a vacina triviral (caxumba, sarampo e rubéola). Caso não tenham tomado ainda, é necessário que tomem e aguardem 30 dias para tomar a da varicela (catapora).

O secretário de Saúde, Fahim Sawan, alertou para a importância da vacina. “A catapora pode parecer inofensiva, mas quase nove mil pessoas são internadas e mais de 100 pessoas morrem durante o ano. Não deixem de levar seus filhos já que ela tem uma incidência muito maior em crianças” disse.

O diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura, explica que a vacinação não faz parte de uma campanha. “É importante lembrar que não é uma campanha e que as vacinas estarão disponíveis durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde. A meta é vacinar, pelo menos, 380 crianças todos os meses”.

A varicela é uma das várias doenças comuns na infância que geram lesões arredondadas e avermelhadas por todo o corpo. Os sintomas iniciais são febre de 37,5°C e 39,5; mal-estar; falta de apetite; dor de cabeça; cansaço e lesões avermelhadas na pele. Esse último, seu sintoma mais característico, aparece entre um ou dois dias depois da infecção quando surgem por todo o corpo e que conforme os dias passam vão virando pequenas bolhas cheias de líquido. Eventualmente essas bolhinhas formam crostas que provocam muita coceira, mas que diminui o risco de transmissão.

A maioria das crianças e adultos se recuperam em algumas semanas apenas descansando e bebendo muita água, mas alguns casos envolvem complicações como pele mais vermelha, dor no peito, dores nos locais lesionados e dificuldade de respirar. Nesses casos é sinal que as lesões infeccionaram e precisam de acompanhamento médico para administrar um antibiótico adequado. Cerca de 10% dos adultos com catapora desenvolvem problemas pulmonares, como pneumonia por exemplo.


Jorn. Paulo Ricardo Bomfim

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar