WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

02/09/2013 - Audiência Pública discute sobre parcerias da Prefeitura com Organizações Sociais em Uberaba

Uma audiência pública realizada na tarde desta segunda-feira (2) discutiu a possibilidade da implantação dos serviços de OSs (Organizações Sociais) nos órgãos públicos municipais. A principal discussão foi sobre o novo modelo de gestão do Hospital Regional. Para o prefeito Paulo Piau é preciso colocar as opções na balança para se tomar uma decisão rápida. “Sobram pra nós duas alternativas, já que não vamos terceirizar o hospital, administração direta ou administração compartilhada, via organização social. O que vai fazer o hospital funcionar melhor, gastando menos dinheiro, praticando o melhor serviço para a população e com a transparência que o mundo exige? É essa decisão que nós vamos tomar e em breve”, disse.

Hoje existem mais de 130 municípios e 15 estados do Brasil que já aderiram à implantação das OSs. Para o vereador da cidade de São Paulo, Paulo Frange, as Organizações Sociais são a ferramenta mais moderna para a gestão de hospitais públicos. “Hoje são doze OSs gerindo os hospitais com muita eficiência na cidade de São Paulo. Vê-se uma redução de custos, em relação à gestão que era do município, de mais de 20% e um aumento da rotatividade de leitos e do número de altas de mais de 30%. Não há como fazer gestão de hospital público só com administração direta”, afirmou.

O representante do Conselho Estadual de Saúde, Jurandir Ferreira, disse que a discussão é muito complexa e que depende de mais tempo para se fazer uma análise completa. “Precisamos que representantes de todos os 27 municípios da macrorregião estejam presentes para discutir se isso é o melhor para todos”.

Foto: Sebastião Santos



O secretário de Saúde, Fahim Sawan, disse ser simpatizante desse novo modelo apresentado, mas continua ouvindo todas as sugestões e estudando o melhor modelo de gestão para o hospital. “Eu, particularmente, junto com a equipe da saúde, temos buscado conhecer vários modelos de gestão e em todas elas a gente viu muitas dificuldades por parte de gestão e, principalmente por falta de agilidade. O modelo das OSs traz uma agilidade e uma efetividade maior para a gestão do Hospital Regional. Então foi um dia de aprendizado e discussões. Estamos buscando junto com a sociedade, com a Câmara Municipal, com o Conselho Municipal de Saúde, o melhor jeito de fornecer o melhor serviço para a população”, decretou.

As Organizações Sociais podem ser implantadas não só na área da saúde, mas também na educação, meio ambiente, transporte, cultura e vários outros setores do governo. Essa nova gestão pode beneficiar escolas, parques, teatros e tudo mais que possa se ter uma administração compartilhada.

Jornalista Paulo Ricardo Bomfim
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar