WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

18/08/2013 - Secretaria de Saúde programa atendimentos aos homens no mês dos pais

Campanha contra o câncer de próstata será realizada na Unidade Regional de Saúde do bairro São Cristóvão

O secretário de saúde de Uberaba, Dr. Fahim Sawan, anunciou uma nova campanha de prevenção ao câncer de próstata na cidade. Serão sete urologistas que atenderão um público estimado de 1.500 homens por dia. Os atendimentos passam pelo acolhimento e cadastro dos pacientes, coleta de sangue e o toque prostático. A campanha vai começar no dia 31 de agosto na URS São Cristóvão que fica na Rua Comendador Gomes, 840. Serão aproximadamente doze salas utilizadas exclusivamente para os exames e acolhimento, a partir das 8h, até atender o último paciente cadastrado.

“Já estávamos programando esses atendimentos e foi muito bom que caiu justo no mês dos pais. Os homens precisam cuidar mais da própria saúde e, mesmo que ainda exista certo preconceito, temos que entender que nada paga a nossa vida, o nosso bem estar” disse o secretário.

Os dados coletados do DATASUS do ano de 2012 mostra exatamente esse cenário citado por Dr. Fahim. Em Uberaba existem muito mais homens do que mulheres com idade menor de 14 anos, o que significa que nascem muito mais homens na cidade. Porém, o gráfico se inverte totalmente na faixa de maiores de 50 anos, o que significa que as mulheres vivem mais que os homens.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.



Os exames são recomendados para todos os homens com mais de 45 anos. A idade só diminui, para 40 anos , quando se tem antecedentes que já tiveram câncer.



Jorn. Paulo Ricardo Bomfim 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar