WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

08/08/2013 - Prefeitura alerta população para o combate a dengue

Preocupada com a dengue, visto que no período de frio a população começa a ficar menos atenta a questão, a Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, faz um alerta lembrando que este tempo pode ser ainda mais perigoso pois o frio não impede que o mosquito Aedes Aegytpi, transmissor da dengue, se prolifere.

O secretário de Saúde, Fawim Sawan, lembra que o município ainda está se recuperando da epidemia de dengue que assolou a cidade. “Passamos por uma situação terrível com a dengue e, logo tivemos que nos mobilizar para enfrentar a gripe H1N1. No entanto, mesmo com a preocupação com a gripe, não podemos nos descuidar no tocante ao combate a dengue. E a atenção da população é fundamental para que não passemos novamente por uma crise”, destacou.

Ele reforça ainda que é importante manter o quintal limpo, sem acúmulo de materiais que possam reter água e de permitir a visita dos agentes epidemiológicos da Zoonoses em residências, quintais e terrenos particulares. A população também deve ficar atenta aos sintomas como dores de cabeça, febre e dores no corpo. Ao sentirem os sintomas é importante procurar atendimento médico.



Prevenção - Buscando ações preventivas, a Prefeitura de Uberaba passou a investir na planta crotalária como uma nova arma para combater a dengue, uma vez que a planta, que pode chegar até três metros de altura, atrai o mosquito e seus predadores o que ajuda na diminuição do número de transmissores da doença. O biólogo Paulo César Franco, ressaltou na época que as libélulas, atraídas pela crotalária, podem se alimentar até mesmo das larvas do Aedes aegypti.

Outra medida implantada no intuito de combater a doença foi a instalação de armadilhas em diversos pontos da cidade, que capturam o mosquito. Com os mosquitos em mãos, a Secretaria de Saúde é capaz de monitorar a criação do Aedes aegypti, além de poder analisar e determinar o tipo de vírus que está presente na região. As armadilhas foram instaladas de 200 em 200 metros, em casas que estão sendo monitoradas constantemente por meio de um programa de geoprocessamento, que funciona via satélite.

“A pedido do prefeito Paulo Piau estamos em uma guerra constante contra a dengue, mas é preciso lembrar que, apesar de todas as medidas que adotamos, a maior arma contra a doença é a população fazendo a sua parte”, finalizou Sawan. 

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar