WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

17/07/2013 - Fahim e Piau reinauguram o novo CAISM

Foto: Sebastião Santos

Após anos de abandono, destruição e furtos, prédio foi totalmente reestruturado.

O prefeito Paulo Piau e o secretário de Saúde de Uberaba, Fahim Sawan, prefeito Paulo Piau, reinauguraram nesta quarta-feira (17) o prédio do CAISM (Centro de Atenção Integrado à Saúde da Mulher). O local foi totalmente reformado e equipado para atender à todas as mulheres e adolescentes da cidade. “Para mim é uma honra reinaugurar aquilo que eu mesmo criei e inaugurei há 10 anos. Por enquanto reorganizamos a saúde da mulher, mas em breve vamos reorganizar a do homem, das crianças, dos idosos e de todos os uberabenses”, disse Fahim.

Na primeira semana da nova gestão, o CAISM foi invadido e destruído. Vidros quebrados, paredes danificadas, computadores e vários equipamentos furtados, portas estouradas e, até a destruição total do Banco de Leite. Nos últimos anos, a unidade foi esquecida e foi se deteriorando por falta de cuidados. O novo governo, representado pelo prefeito Paulo Piau, investiu cerca de R$ 200.000,00 e vai investir aproximadamente R$ 100.000,00 no Banco de Leite.

O CAISM vai oferecer serviços como Ginecologia e Obstetrícia; Mastologia e Programa de Controle e Tratamento do câncer de mama – Mamografia; Programa de Prevenção e Tratamento do Câncer do Colo do Útero – Papanicolau; Exames de colposcopia e cirurgia de alta frequência; Banco de Leite Humano – Laboratório de Processamento de Leite; Ambulatório de Aleitamento Materno; Vacinação; Tratamento odontológico; Investigação de possíveis casos de toxoplasmose em gestantes; Fisioterapia; Assistência Social e Psicológica; Oficina do Bojo (prótese mamaria); e Atendimento ambulatorial de Nutrição.

Foi lançado também o programa “Pró-Viver Mulher”, que foi pensado para atender mulheres e adolescentes (meninas) a partir de 13 anos que sofrem violência doméstica e sexual. O Programa contará com atendimento médico, psicológico e do serviço social para atender os diversos tipos de violência: física, sexual, psicológica, tanto às vítimas quanto aos familiares. O objetivo é de desenvolver atividades educativas e de prevenção junto à comunidade voltadas à temática do gênero e da violência intrafamiliar. Além disso, contará com uma rede parceira como a Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Educação, Centro de Referência da Mulher, UPAs e Unidades de Saúde da Família, Hospital de Clínicas da UFTM, e Polícia Militar.

O centro recebeu como homenagem o nome da “Dra. Maria Rosa Bilharinho”, médica, professora e uma mulher que ajudou de várias formas a saúde na cidade. Ela faleceu no final do ano de 2005.

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar