WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

09/07/2013 - Inclusão Social é o tema da VII Semana Municipal no Trânsito

Foto: Sebastião Santos

 

A Praça Pôr do Sol, próxima ao Aeroporto de Uberaba, no bairro Olinda foi palco da abertura oficial da VII Semana Municipal de Inclusão Social no Trânsito. O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (08), numa promoção da Prefeitura de Uberaba, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, e vai até o dia 12 de julho. A solenidade de abertura contou com a participação da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba- ADEFU - que apresentou a dança em cadeira de rodas. Também estiveram presentes o Grupo de Coral Saber Viver, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Uberaba – APAE - e o grupo artístico do Instituto de Cegos do Brasil Central – ICBC - com o tema “Deficientes visuais ou não, respeite e conviva, todos precisam transitar”.

Em nome do prefeito Paulo Piau, o secretário de Trânsito e Transportes, Emanuel Kappel, falou da importância desta semana para a melhoria no trânsito, principalmente na questão de segurança. “O prefeito Paulo Piau determinou que a secretaria intensificasse os trabalhos de educação no trânsito, com o foco voltado para a prevenção, pois nada se paga uma vida e infelizmente o Brasil registra alto índice de mortes no trânsito”, Kappel falou. Segundo ainda o secretário, é necessário maior conscientização de toda a comunidade nesta ação. Ele elogiou o empenho e participação de representantes de entidades classistas e sociedade em geral nesta empreitada.

O vereador Samir Cecílio falou em nome do poder Legislativo e destacou o compromisso que a Câmara Municipal tem com ações de cunho social, a exemplo deste promovido pela Settrans, onde o trabalho realizado tem como objetivo a prevenção e educação. “Cabe a cada um de nós termos o respeito com o pedestre, ainda mais quando falamos de pessoas portadoras de necessidades especiais. Respeitar seus espaços é mais do que um ato de cidadania, é uma obrigação nossa. Se cada um fizer sua parte, teremos um mundo melhor e mais solidário”, destacou Samir.

De acordo com o chefe de Seção de Educação de Trânsito, Hélio Reis, neste ano a campanha será realizada em prol do respeito à sinalização para pessoas idosas e portadoras de deficiência e terá amplo trabalho educativo junto à sociedade. “Nosso papel é difundir a cada dia mais a educação no trânsito e isto deve ser feito em todas as camadas sociais e de todas as idades, pois direta e indiretamente, todos estão envolvidos no trânsito. Com a educação e conscientização da população conseguiremos reduzir os acidentes no trânsito”.

Nesta terça-feira (09), será realizado um trabalho educativo para inaugurar simbolicamente a travessia elevada construída em frente ao Instituto de Cegos, na Av. Odilon Fernandes. A ação terá início às 9h e terá o slogan, “Travessia Segura de Olho no Trânsito”. No restante da semana será feita a distribuição de material informativo sobre vagas preferenciais em pontos estratégicos da cidade, principalmente nos locais em que estas vagas não são respeitadas.

Na quarta-feira (10), a ação será na Praça Rui Barbosa e imediações, a partir das 9h, com o slogan “Respeitando os Espaços no Trânsito”. Na quinta e sexta-feira (11 e 12), a ação será no estacionamento do Shopping Uberaba, a partir das 13h30.

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar