WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

06/07/2013 - Vacinação contra H1N1 atinge 6.893 cidadãos

Nestes dois dias de vacinação para o combate do vírus Influenza H1N1 e H3N2, foram vacinadas 6.893 pessoas. Esta foi à primeira parte da campanha com as vacinas adquiridas pela Prefeitura de Uberaba. Ao todo foram adquiridas 30 mil doses, divididas em três lotes de 10 mil. Uberaba é a primeira cidade do estado de Minas Gerais a comprar vacinas com recurso próprio.

O Comitê Permanente de Gerenciamento de Crise definiu que a prioridade de vacinação eram crianças de 6 meses a 5 anos, idosos e doentes crônicos comprovados. A vacinação ocorreu nas três unidades matriciais, localizadas nos bairros Abadia, Volta Grande e Boa Vista. Sendo: Abadia (3.310), Volta Grande (1.763) e Boa Vista (1.820).

Na semana que vem, um novo lote da vacina será entregue e o comitê se reúne para redefinir os grupos e a logística de vacinação. Sendo assim, serão disponibilizadas 13.107 doses da vacina, correspondente ao que sobrou desta etapa e as 10 mil doses que chegarão nos próximos dias. O secretário de Saúde, Fahim Sawan, alerta que as doses não darão para toda a população, por isso, a priorização dos grupos mais suscetíveis à doença. “Até agora temos informações de que apenas uma cidade no Sul do País havia comprado vacina e outra cidade estava tentando comprar através de pregão. O que estamos fazendo é um trabalho preventivo, haja vista que fazemos limite com o Estado de São Paulo que está com uma situação grave, devido à quantidade de pessoas contaminadas. Mas, infelizmente, não temos como comprar vacina para toda a cidade”, reafirmou.

Durante o período regular da campanha, com vacinas vindas através do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, foram vacinadas quase 70 mil pessoas. A expectativa, com esta nova campanha é atingir 100 mil.

Informação - Todas as crianças devem levar a carteira de vacinação e todos os doentes crônicos devem comprovar com atestado médico ou receita que, realmente, são portadores da doença. De acordo com o Ministério da Saúde, são considerados doentes crônicos pacientes com: doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de síndrome de down.

Também foram adquiridos mais de mil testes rápidos para diagnosticar a H1N1. A vantagem do teste rápido é medicar o paciente dentro das primeiras 48h, evitando a evolução da doença, bem como fazer a profilaxia das pessoas que tiveram contato com o paciente, cujo teste der positivo.

Dados – A secretaria informa também que não houve alteração nos dados da H1N1 até o momento, ficando assim: Ocorreram 49 coletas de influenza até hoje em Uberaba. São 34 casos residentes aqui, sendo 05 casos positivos e 7 negativos. Outras 15 pessoas de fora se internaram na cidade e foram registrados 3 casos positivos e 5 negativos.

Falta o resultado de mais 27 coletas, 19 em Uberaba e 8 de outros municípios. Dessas 49 coletas, foram registrados 19 óbitos. São 12 de Uberaba, sendo 3 positivos, 3 negativos e 6 que estão aguardando resultado, e 7 de outros municípios, sendo 2 positivos, 2 negativos e 3 aguardando resultado.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar