WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

04/07/2013 - Piau e Fahim anunciam a compra de mais 30 mil vacinas contra a H1N1

Foto: Sebastião Santos

 

Uberaba é pioneira na compra de vacinas no Estado, garantindo a vacinação de quase 1/3 da população

O prefeito de Uberaba, Paulo Piau, e o secretário de saúde, Fahim Sawan, anunciaram nesta quarta-feira (3) a compra de 30 mil vacinas para o combate dos vírus da Influenza, H1N1 e H3N2. “Pedimos ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Estado de Saúde e eles não tinham, então tivemos que comprar com recurso próprio. Com essa compra, aproximadamente 1/3 da população de Uberaba receberá a vacina” disse Fahim.

Uberaba é a primeira cidade do estado de Minas Gerais a comprar vacinas com recurso próprio. Para Piau, essa é apenas uma das várias ações que o município planeja para área da saúde neste mês. “Já há algum tempo nós discutíamos a possibilidade de comprar, mas estava em falta no mercado. Desta vez tivemos sucesso na aquisição, mesmo a entrega sendo dividida. Claro que não dá para vacinar a todos, mas vamos ultrapassar a meta do Ministério da Saúde e imunizar quase 100 mil pessoas” disse.

Até agora foram vacinadas aproximadamente 70 mil pessoas contra a gripe. Já chegaram 10 mil vacinas e as outras 20 mil chegarão nas próximas duas semanas.

Também foram adquiridos mais de mil testes rápidos para diagnosticar a H1N1. Segundo Sawan, a vantagem do teste rápido é medicar o paciente dentro das primeiras 48h, evitando a evolução da doença, bem como fazer a profilaxia das pessoas que tiveram contato com o paciente, cujo teste der positivo.

Programação - Amanhã começará a nova campanha de vacinação contra a H1N1. Dessa vez, os grupos preconizados pela secretaria de saúde são: crianças de 6 meses à 5 anos, idosos e pessoas com doenças crônicas. Foi definido que todas as crianças devem levar a carteira de vacinação e todos os doentes crônicos devem comprovar com atestado médico ou receita que, realmente, são portadores da doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, são considerados doentes crônicos pacientes com: doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de síndrome de down.

A vacinação acontecerá em três unidades matriciais de saúde da cidade, das 08h às 17h. Na UMS Abadia que fica na Av. Orlando Rodrigues da Cunha, nº 2.223; Na UMS Boa Vista que fica na Rua Presidente Venceslau Braz, nº 03; Na UMS Volta Grande que fica na Rua Argemiro Coelho Silva, s/n.

Prevenção - O prefeito Piau e o secretário Fahim já demonstraram enorme preocupação com a prevenção. Foram colocados álcool gel em todas as unidades de saúde e locais de atendimento ao público da cidade; todas as farmácias estão abastecidas com o Tamiflu, medicamento usado para o tratamento da gripe; panfletos educativos estão sendo distribuídos nas escolas e locais de grande fluxo de pessoas como aeroporto e rodoviária; compra de mais vacinas para imunizar a maior parte da população possível; e a criação de um comitê permanente de gerenciamento de crise para estudar medidas a serem adotadas.

Foram feitas 49 coletas de influenza até hoje em Uberaba. São 34 casos residentes aqui, sendo 05 casos positivos e 7 negativos. Outras 15 pessoas de fora se internaram aqui e foram registrados 3 casos positivos e 5 negativos. Falta o resultado de mais 27 coletas, 19 em Uberaba e 8 de outros municípios. Dessas 49 coletas, foram registrados 19 óbitos. São 12 de Uberaba, sendo 3 positivos, 3 negativos e 6 que estão aguardando resultado, e 7 de outros municípios, sendo 2 positivos, 2 negativos e 3 aguardando resultado.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar