WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

19/06/2013 - Secretário pede apoio da população para a higienização

Faltando vacina contra o vírus H1N1 em todo o Brasil, o secretário de Saúde, Fahim Sawan, pede o apoio e a atenção de toda a população para a higienização, que também é a principal arma contra a doença. A transmissão, segundo o secretário, se dá de pessoa para pessoa. Ou seja, quando uma pessoa entra em contato com a saliva da outra e através da secreção nasal a transmissão acontece.

Sawan alerta também para o uso da máscara em caso de tosse e espirros. Caso a pessoa utilize a mão para tapar a boca, não deve ter contato com outras pessoas, lavando-as imediatamente com água e sabão e, se não for possível, deve fazer uso de álcool em gel.

Tratamento - Segundo ele, em qualquer sinal de gripe a pessoa não deve se tratar em casa e nem fazer uso de medicamentos indicados por leigos. “É preciso procurar a unidade de saúde, porque este tipo de gripe não pode ser tratado com chá caseiro. É uma gripe que precisa de tratamento rápido com o Tamiflu”, afirmou.

Vale lembrar que todas as unidades de saúde possuem o medicamento Tamiflu, dando início imediato ao tratamento. Outra ação já realizada pela secretaria de Saúde, diz respeito ao contato com os hospitais, garantindo a internação imediata dos pacientes que apresentarem complicações.

De acordo com as informações da Secretaria de Educação e Cultura, hoje a pasta começou a distribuir para as escolas o álcool em gel adquirido pela Saúde.

Isolamento – Outra medida adotada pela Secretaria de Saúde diz respeito à instalação de um Centro de Isolamento para pacientes com suspeita de H1N1, no sentido de evitar o contato do mesmo com outros pacientes em atendimento na UPA São Benedito. O centro de isolamento está sendo montado no mesmo local que abrigava o CED- Centro Especializado em Dengue.

Fahim reforça que as medidas são preventivas, visto que o decreto emergencial publicado, ontem, permite a contratação de profissionais, compra de mais álcool em gel, máscara e outros itens, caso seja necessário. “Contamos com o apoio da população. Lavem as mãos, utilizem álcool em gel e máscaras, evitem aglomerações e em caso de gripe procurem imediatamente uma unidade de saúde. Não queremos que Uberaba sofra com uma nova epidemia, por isso, a prevenção é importante. Também não desistimos de adquirir vacinas. Estamos em contato constante com o Ministério da Saúde e com o Estado para este fim”, afirmou.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar