WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

18/06/2013 - Prefeito decreta situação de emergência para combater H1N1

O prefeito Paulo Piau vai decretar situação de emergência para o enfrentamento da Influenza. A decisão foi tomada na manhã de segunda-feira em reunião com todo o secretariado. Através do decreto que será publicado no Porta-Voz, a PMU poderá agilizar o processo de contratação de profissionais e compra de insumos, em especial álcool em gel e máscaras. Não está descartada a implantação de um serviço especial de atendimento nos moldes do CED – Centro Especializado em Dengue. “Tudo o que estiver ao nosso alcance será feito. Esse é um problema nacional que Uberaba vai saber enfrentar”, comentou Piau.

Entradas da cidade - O prefeito já pediu ao secretário uma ação direta no aeroporto, na rodoviária e no posto Graal. Qualquer pessoa que desembarcar em Uberaba com suspeita de gripe vai receber orientação de equipes da Secretaria de Saúde, bem como máscaras e álcool em gel. Todos os acometidos por gripe, independente da confirmação ou não de Influenza serão orientados a procurar ajuda médica. “O protocolo é esse, tratar a todos os acometidos por gripe com o mesmo procedimento para Influenza. Não vamos esperar a confirmação”, comentou Sawan.

Segundo o secretário, a Prefeitura possui um bom estoque de Tamiflu, medicamento indicado no caso de Influenza. “Todas as nossas UBSs e UPAs estão abastecidas, portanto ao sinal de gripe a população pode procurar ajuda”, disse Fahim. O decreto de emergência vai auxiliar na aquisição de testes rápidos para detecção da doença.

Comitê vai ajudar nas ações de enfrentamento -Também será criado um Comitê Permanente de Gerenciamento de Crise, composto por secretarias municipais e instituições que serão convidadas, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Câmara Municipal, dentre outras. O Comitê vai atuar em todos os problemas em que for necessária a tomada de ações que extrapolem o âmbito da Prefeitura. Uma das propostas no caso específico da H1N1 é analisar o quadro com vistas a decisões conjuntas. Já existe uma sinalização a ser avaliada pelo Comitê de se evitar eventos com alta aglomeração de pessoas em locais fechados.

A primeira reunião do Comitê está agendada para a próxima quinta-feira, às 15h, no Gabinete do Prefeito. “O importante é deixar claro para a população que esse é um governo que age, que não tem medo de tomar decisões. Agora, é fundamental que toda a comunidade tome os seus cuidados. Uberaba infelizmente está na rota da doença por conta da nossa proximidade com São Paulo, por isso não podemos esperar o agravamento da situação”, finalizou Sawan.  

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar