WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

06/06/2013 - Uberaba pretende vacinar mais de 17 mil crianças contra a Poliomielite

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite em Uberaba começa neste sábado (8) e vai até o dia 21 de junho. A expectativa é vacinar 17.196 crianças e a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 95% desse total. Serão vacinadas crianças de 6 meses à menores de 5 anos de idade. De acordo com dados levantados pela Central de Vacinas do Município existem 1.987 crianças no grupo de 6 meses à 1 ano, e 15.209 crianças que tem entre 1 ano e 5 anos. O Dia D será no primeiro dia da campanha, 8 de junho.

Após o encerramento da campanha, a vacina continua disponível na rede pública de saúde. O último caso de poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, foi registrado no Brasil em 1989. O país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de erradicação da doença em 1994.

O secretário de saúde Fahim Sawan disse que, mesmo com a doença erradicada, é preciso vacinar as crianças. “As mães têm que levar os seus filhos pra vacinar justamente para que a poliomielite não apareça mais. São só algumas gotinhas que previnem nossas crianças de ter a paralisia infantil”.

Em Uberaba, todas as unidades de saúde, menos as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), irão vacinar das 08h00 às 17h00. É importante lembrar que é necessário que as mães levem as carteiras de vacinação dos filhos para que os cartões possam ser atualizados.

Não há contra indicações absolutas na aplicação da vacina oral da poliomielite, evitando-se, entretanto, a vacinação de crianças portadoras de infecções agudas, com febre acima de 38ºC; com hipersensibilidade conhecida a algum componente, a exemplo da Estreptomicina ou Eritromicina; crianças que, no passado, tenham apresentado qualquer reação anormal a esta vacina; crianças imunologicamente deficientes devido a tratamento com imunossupressores ou de outra forma adquirida ou com deficiência imunológica congênita; crianças com história de paralisia flácida associada à vacina, após dose anterior da vacina poliomielite oral. 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar