WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

05/06/2013 - Piau cria força-tarefa contra a H1N1

Garantindo que Uberaba está em estado de alerta no sentido de evitar uma epidemia de H1N1, denominada de gripe suína, o prefeito Paulo Piau, juntamente com o secretário de Saúde, Fahim Sawan, criou uma força-tarefa para acompanhar a situação. Participaram da reunião ocorrida ontem (4), no gabinete do prefeito, os representantes da Gerência Regional da Saúde, Hospitais Hélio Angotti, São Marcos, São Domingos, Hospital de Clínicas, Unimed e Diretores Clínicos e Técnicos da SMS.

Fahim explicou ao prefeito as medidas que estão sendo adotadas, como a distribuição do medicamento Tamiflu nas Unidades de Pronto Atendimento e Unidades Regionais de Saúde. Ele disse ainda, que medicamentos também serão destinados, esta semana, as Unidades Básicas de Saúde. “A campanha de vacinação, dentro do que preconiza o Ministério da Saúde, em relação a Uberaba, foi considerada efetiva. Agora passaremos a vacinar todos os profissionais da saúde, seja da rede pública ou privada, bem como dentistas e também os atendentes da prefeitura, que têm contado direto com o público externo e interno. Na Educação vacinaremos os professores, pois estão em contato direto com as crianças e temos que tomar este cuidado”, disse.

Campanha – O prefeito informou que o Departamento de Comunicação irá promover uma campanha ressaltando os cuidados que os cidadãos devem ter, como por exemplo, lavar bens as mãos, usar álcool em gel, entre outras questões, bem como descrever sintomas da doença. Piau ressaltou a importância também do envolvimento da Secretaria de Educação e Cultura, visto o contato direto com as crianças e jovens, sendo também um meio de comunicação com a família.

Alerta – Os profissionais da Saúde que participaram da reunião alertaram que o prazo para que a vacina crie anticorpos é de 7 a 14 dias, sendo que sua eficiência vai diminuindo entre quatro a cinco meses. Eles destacaram ainda, que vários hospitais tentaram comprar a vacina para seus funcionários, mas não conseguem encontrar no Brasil, visto que o Ministério da Saúde comprou as disponíveis no mercado. Nas clínicas particulares a dose custa em torno de R$ 90, segundo as informações.

O prefeito destacou que a prefeitura também tem tentado adquirir, visando à vacinação de todos os servidores, mas também não tem tido sucesso na aquisição. Fahim explicou que a vacinação que ocorrerá esta semana, só foi possível, devido a uma sobra cedida pelo Estado, através da GRS.

Brasília – Hoje (5) o prefeito Paulo Piau e o secretário Fahim estam na capital federal, especificamente no Ministério da Saúde, onde se reunem com o ministro Alexandre Padilha, e relatam toda a situação vivenciada por Uberaba, no âmbito da Saúde. “Somente com a Dengue gastamos R$ 6 milhões, agora estamos em estado de alerta contra o vírus H1N1. Como não desmobilizamos a estrutura de atendimento a dengue, se for necessário, poderemos utilizar para a H1N1, mas de qualquer modo, todas as ações de saúde tem custo e precisamos de mais recursos”, disse Fahim.

Ainda em Brasília, eles tentarão adquirir o teste rápido. “Na verdade, chegou com o sintoma, já estamos medicando com o Tamiflu, porque o teste é feito somente pelo Estado e demora 10 dias. Esse teste rápido seria um paliativo, mas não é 100%, pois isso só conseguimos com o exame feito em BH. Mas a ideia é ajudar no diagnóstico”, explicou o secretário.

Dados - Em Uberaba ocorreu um óbito pela doença, tendo mais um caso confirmado, mas com a paciente ainda internada no Hospital de Clínicas, além de outros sete casos suspeitos, aguardando resultado de exame. Destes sete, um é recém-nascido, filho da paciente que se encontra internada. Vale ressaltar que entre estes casos suspeitos encontram-se pacientes de Sacramento, Igarapava, Delta, Pirajuba e Conceição das Alagoas. O paciente de Delta, caso ainda em investigação, chegou a óbito. Estes onze pacientes, segundo o secretário, estão fora do considerado grupo de risco pelo Ministério da Saúde e que receberam a vacinação. 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar