WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

29/04/2013 - Setores públicos e privados vão atuar juntos no combate a dengue

O controle da dengue em Uberaba foi pauta de reunião intersetorial solicitada pelo prefeito Paulo Piau realizada no começo da noite de sexta-feira, dia 26, no  gabinete. Compareceram representantes dos hospitais privados São Marcos e São Domingos, além do assessor técnico do Ministério da Saúde, Rodrigo Said, o superintendente regional de Saúde, Iraci José de Sousa Neto, representantes dos hospitais Escola e Universitário, Conselho Municipal e Secretaria Municipal através do secretário Fahim Sawan. O deputado estadual Adelmo Carneiro Leão também participou do encontro.  
O prefeito abriu o debate instigando a discussão sobre os efeitos da dengue em Uberaba. Para o chefe do Executivo Municipal é inadmissível o número de mortes pela doença na cidade. Vários problemas foram relatados pelos presentes, entre eles a redução de quase 40% no número de visitas em 2012 em comparação a 2011, o desmantelamento da Funasa, a dificuldade na capacitação de profissionais de saúde, a dificuldade na contratação de médicos em função dos valores das remunerações, a falta de um trabalho continuo de combate em anos anteriores, o número reduzido de leitos na cidade, além da pouca importância dada a chamada Atenção Básica.  
Piau propôs uma interação ainda maior entre os setores e chegou a pedir que pormenores políticos não interfiram nas ações. Para o prefeito, é preciso começar agora a agir visando o próximo ano para que a epidemia não se repita. “Estamos em uma guerra e a única arma que deve ser apontada é contra o mosquito”, disse.  O prefeito pediu ao secretário Fahim Sawan que crie uma gestão específica para a questão com enfoque direto em ações para minimizar os problemas citados. Esse gerenciamento deve ser abrangente e incluir planejamentos de ações a curto, médio e longo prazo. A proposta foi bem recebida pelos representantes que propuseram de imediato o auxílio necessário. 
Fahim expôs as ações tomadas pela Prefeitura e classificou a reunião como histórica, pois segundo ele pela primeira vez estavam sentados a mesa a maioria dos atores principais da saúde em Uberaba que puderam expor suas opiniões e debatê-las. Para o secretário para o combate a dengue é fundamental a união de todas as forças. O prefeito encerrou o encontro afirmando que ainda tem muitas dúvidas sobre o porquê dos números em Uberaba serem tão diferentes do resto do Estado e pediu empenho principalmente dos setores de pesquisa, em especial das universidades para essa resposta. Piau garantiu apoio total da Prefeitura, voltou a pregar o trabalho em conjunto e garantiu a participação dos setores no planejamento das próximas ações. “Não estamos parados, não tem nada vencido e tenho cada vez mais a certeza de que precisamos juntos planejar para isso não ocorra mais em nossa cidade”, finalizou. 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar