WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

22/04/2013 - Blitz educativa alerta motoristas

Iniciada no mês de março, a Parada Educativa, conforme é chamada a força tarefa de educação no trânsito de Uberaba, terminou na manhã desta sexta – feira (dia19), os trabalhos de panfletagem nas ruas e avenidas da cidade. A ação contou com a participação das Policias Militar, Meio Ambiente e Rodoviária, além de representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, SEST/SENAT, DER/MG, Infra Estrutura e Guarda Municipal.

Composta por 16 educadores de trânsito, a equipe teve o importante papel de alertar motoristas e pedestres quanto ao processo de prevenção de acidentes de trânsito, como também normas de segurança aos motociclistas e a utilização de equipamentos obrigatórios.

Em todo período em que a equipe esteve nas ruas de Uberaba mais de 1.200 veículos foram abordados. Em sua maioria, a falta do uso de cinto de segurança, foi o mais registrado, seguido da falta de cadeira apropriada para transportar crianças. Já nas motocicletas, a utilização da viseira aberta é o que mais chamou a atenção dos educadores conforme avaliou Hélio Reis Borges, chefe da seção de Educação de Trânsito da SETTRANS.

 “É necessário fazer esta campanha de conscientização dos condutores, uma vez que a grande maioria está preocupada com o efeito da multa e não com o resultado da utilização dos equipamentos de uso obrigatório para a segurança”, disse Hélio Reis, completando que o trabalho de orientação surgiu da necessidade em reduzir acidentes no trânsito da cidade. Segundo números apresentados, em 2012 foram registrados 1.999 acidentes com vitimas nas ruas de Uberaba.

Além de sensibilizar os motoristas quanto à prevenção, o resultado da Parada Obrigatória, serviu também para apontar falhas no sistema de sinalização do trânsito, a exemplo do que foi registrado no cruzamento das avenidas Orlando Rodrigues da Cunha com Abílio Borges. No local foi detectado que o tempo de sincronismo dos semáforos precisa ser reprogramado. Já o canteiro central necessita passar por adequações para oferecer maior segurança no trânsito local.

O IGESTRAN – Integração e Gestão para Temas do Trânsito é responsável por todas as ações educativas de trânsito na cidade. Este comitê é formado por representantes de todos os setores ligados ao trânsito de Uberaba. No próximo dia 25/04, está marcada reunião com os integrantes do Comitê de Trânsito para discutir e avaliar novas ações.

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar