WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

17/04/2013 - Período de agravamento da dengue será monitorado pelos agentes comunitários

Depois de se unir com o Exército, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiro no combate a dengue, a secretaria de Saúde recebeu o reforço de mais de 320 agentes comunitários, que também auxiliarão na luta contra o mosquito. Segundo a subsecretária de saúde, Gisele Martins, a presença dos agentes é fundamental. “Estamos estudando e vimos que a maioria dos óbitos por dengue na cidade acontece porque as pessoas vão aos CED’s e depois de terem alta demoram a voltar. Esse período de agravamento da doença não pode existir. Mostramos aos agentes comunitários quais são os sinais de alerta para que eles observem e encaminhem as pessoas que apresentarem o agravamento da doença de volta às UPAs, pois quanto mais cedo identificarmos a necessidade de um tratamento diferenciado e intensivo, mais seguro será para o paciente” disse.

Ao falar da importância da participação dos agentes comunitários, o secretário Fahim Sawan, lembrou que estes profissionais estão em contato direto com os cidadãos. “Os agentes comunitários conhecem as famílias e estão dentro das casas das pessoas todos os dias. Além de instruir os moradores, eles podem nos ajudar falando em qual residência e em que recipiente existem focos da dengue” afirmou.

O encontro mostrou dados da infestação do mosquito por região e por bairro da cidade. Nesta reunião também foi passado um formulário aos agentes, onde os mesmos irão anotar tudo o que for encontrado em cada visita. Depois disso, os agentes de zoonoses recolherão esses formulários e já saberão exatamente onde existe o foco e qual a infestação na região. “Isso vai facilitar e agilizar muito o nosso trabalho. Eles são essenciais nessa batalha” disse o diretor da zoonoses Antônio Carlos Barbosa.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar