WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

03/04/2013 - Fahim estuda mecanismos para dinamizar fila eletrônica

Secretaria também está viabilizando acordos e a contratação de médicos para garantir a liberação de cirurgias de Vitrectomia, Varizes, Bariátricas e outros tratamentos médicos

Avaliando a fila eletrônica como importante, mas ainda ineficiente, o secretário de Saúde, Fahim Sawan está buscando mecanismos para melhorar e agilizar o sistema de agendamento de consultas e exames. Segundo ele, a pasta está fazendo estudos, gráficos de atendimento e necessidades, que tem como foco modificar o sistema utilizando atualmente, por outro mais eficiente e que vá ao encontro dos anseios da comunidade, que aguarda atendimento. “A ideia é boa, mas é preciso dar agilidade e eficiência. O sistema tem que funcionar redondo. A comunidade tem reclamado muito neste sentido e têm razão, mas acredito que com os estudos que estamos fazendo, iremos aperfeiçoar e agilizar, chegando ao que realmente precisamos, que é um atendimento preciso e um mapeamento das necessidades que nos ajude a agilizar o trabalho”, disse.

Já no início deste levantamento, segundo o secretário, foi possível detectar a alta demanda por especialistas como, neurocirurgião, reumatologista e endocrinologista. Fahim explica que para agilizar o atendimento, neste primeiro momento, está em fase de negociação com o Ambulatório Maria da Glória, no sentido de fecharem um acordo para atendimento da população, visando o atender a demanda represada.

Cirurgias – O secretário também afirmou que negociações estão sendo feitas junto ao Hospital de Clínicas da UFTM, visando à liberação de cirurgias como Vitrectomia, Varizes e Bariátricas. “A Vitrectomia é uma cirurgia importante, com muitos pacientes aguardando na fila, e que pode resultar em perda de visão. Em breve também começarão a serem chamados os pacientes na fila para cirurgia vascular e, acredito, dentro de três meses poderemos atender pacientes que aguardam a cirurgia bariátrica”, revelou, informando que está viabilizando recursos junto ao Ministério da Saúde para liberação de 400 cirurgias de cataratas.

Ainda no sentido de melhorar o atendimento à comunidade, o secretário Fahim revelou que foi adquirido um aparelho de ultrassom para a UPA São Benedito e que um profissional para o setor está sendo contratado. “É um trabalho minucioso e constante. Fazemos o levantamento da demanda e de reunião em reunião vamos buscando uma solução para os problemas e agora este trabalho vai aparecer. Inclusive, durante esta varredura na fila eletrônica, fizemos contato com alguns pacientes e dentro da urgência observada, conseguimos já dar alguns encaminhamentos”, disse.

Ainda de acordo com Fahim, a Secretaria de Saúde também conseguiu disponibilizar de maneira efetiva exames de Tomografia, sendo dois para o período da manhã, dois para o horário vespertino e seis para o noturno. Também no sábado pela manhã poderão ser feitos seis exames de tomografia, no sentido de evitar a espera dos pacientes que precisam do procedimento.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar