WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

26/03/2013 - Semana de prevenção à tuberculose vai até o dia 28 de março

A Secretaria de Saúde de Uberaba está promovendo uma ação de prevenção à tuberculose junto ao Ministério da Saúde, é a “Semana Nacional de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose”. O objetivo é de divulgar informações sobre a doença, sua prevenção, diagnóstico e tratamento. Em Uberaba a atividade começou no dia 24 de março que é o Dia Mundial de combate à Tuberculose e vai até o dia 28 de março. Será feita uma intensificação em todas as unidades de saúde em busca de pessoas que possuem os sintomas da doença, levando também informações aos pacientes.

A tuberculose atinge principalmente os pulmões, mas pode atingir qualquer outro órgão, como ossos, rins, pleura, gânglios, intestinos e cérebro. Começa com uma tosse insistente que se prolonga por mais de três semanas. A Transmissão é feita pelo ar quando o doente, ao tossir ou espirrar, elimina gotículas que contém a bactéria.

Os sintomas são diversos. Tosse por três semanas ou mais no início seca, depois produtiva, perda de peso e cansaço fácil, febre baixa, dor no peito ou nas costas e suores noturno. Se a pessoa apresenta algum desses sintomas, deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para ser avaliado e fazer o exame de baciloscopia  (escarro). Tuberculose tem cura. O tratamento é gratuito, dura de seis a doze meses e não pode ser interrompido, mesmo depois do desaparecimento dos sintomas.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar