WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

24/03/2013 - Combate a dengue dá resultados e LIRAa cai de 5,36 para 3,28

Como já previa o secretário de saúde Fahim Sawan a queda do LIRAa (Levantamento do Índice Rápido do Aedes Aegyt) se confirmou. Em janeiro deste ano o índice era de 5,36, já em março o índice caiu para 3,28. “Os números caíram, mas nós não podemos relaxar, vamos continuar trabalhando, precisa cair mais. Este é só um sinal que o nosso trabalho está no caminho certo” afirmou o secretário.

Fahim ainda fez questão de ressaltar que este é um período chuvoso, portanto, é a época em que a fêmea do mosquito mais bota ovos. Disse ainda que os cuidados precisam ser redobrados dentro de casa. De acordo com o diretor da zoonoses Antônio Carlos, a larva do mosquito já foi encontrada até nos vasos sanitários. “A larva está se reproduzindo em muitos lugares, o foco maior está dentro de casa. Precisamos olhar nos sacos de lixo, nos vasos com plantas, nas poças de água, enfim, em todos os lugares que possam acumular água”.

Essa queda de mais de dois pontos se deve à “guerra” declarada ao mosquito. A nova administração intensificou o combate em todas as áreas da cidade. No fumacê eram apenas quatro camionetes rodando, hoje já são oito. O número de bombas hatsuna, que são aquelas que ficam nas costas dos agentes, foi quase triplicado, existiam apenas oito hoje já são vinte e oito. Além disso, o município também recebeu a ajuda da Força Tarefa, que são os agentes estaduais, por duas vezes. Fiéis da Igreja Universal estão dando todo apoio aos agentes nos mutirões de limpeza. A dengue já infectou 10.479 pessoas causando nove mortes em Uberaba.

O número de médicos também foi aumentado. No Pronto Atendimento nós tínhamos 150 médicos, hoje estamos com 168. No total eram 337 médicos em toda a rede. Hoje, por causa da dengue, estamos com 347.

No caso dos agentes de endemias, em dezembro de 2012, contávamos com 113 agentes, 96 deles ativos e 17 afastados por problemas de saúde. Hoje contamos com 134 servidores ativos e 20 afastados. Além deles, mais 69 estão em processo de admissão.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar