WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

03/03/2013 - Mutirão contra a dengue estará no Alfredo Freire no domingo

Mais de 40 agentes e 150 voluntários farão um mutirão de combate a dengue no bairro Alfredo Freire. A atividade será realizada no domingo, a partir das 15h30. O secretário de Saúde, Fahim Sawan, pede o apoio dos moradores, que poderão agrupar os entulhos na calçada, visto que a prefeitura disponibilizará caminhões para recolher. Ele também informou que os agentes estarão com UBV (Ultra Baixo Volume) e bombas costais.

“80% dos focos da dengue estão nas residências, à população tem que nos ajudar e fazer a sua parte. Obviamente que esta crise é pré-anunciada. Quando você diminui o serviço dos agentes de casa em casa, você dá espaço para o que estamos assistindo hoje em Uberaba. Tanto o secretário de Estado Antônio Jorge, quanto o assessor do Ministério da Saúde, Rodrigo Said, foram unânimes ao afirmar que o trabalho preventivo falhou no segundo semestre de 2012. Por isso temos este cenário e precisamos que a comunidade seja nossa parceira no combate a dengue”, disse ele.

Perda – Com resultados oficiais de seis mortes por dengue em Uberaba, sendo uma dengue hemorrágica e cinco por dengue por complicação, Fahim explica que aguarda laudos de dois outros casos que estão em investigação na Fundação Ezequiel Dias. “Infelizmente, as investigações feitas pela FUNED, divulgadas pelo Estado, confirmaram a perda de cidadãos uberabenses com dengue. O que demonstra que nossa preocupação procede. Nossos levantamentos diários apontam uma queda na infestação, mas ainda assim, a situação é grave e temos que evitar que outras famílias uberabenses sofram, como estas que perderam entes queridos”, destacou.

De acordo com Fahim, o Centro Especializado em Dengue, que é o primeiro do Estado, tem atendido, em média, 250 pessoas/dia, com 10 médicos e três infectologistas. O Governo do Estado havia divulgado a disponibilização de 1.500 testes rápido. Destes, 700 chegaram à cidade e foram utilizados, não havendo reposição até o momento. Em Uberaba, cinco Unidades Básicas de Saúde já estão funcionando até às 22h, com o objetivo de diminuir o número de pacientes nas UPA’s. O secretário também voltou a confirmar a abertura de um 2º CED na cidade, na UPA Parque do Mirante.

Levantamentos – O secretário reafirmou sua intenção de dar continuidade aos levantamentos parciais do LIRAa. Segundo ele, o trabalho é um modo de averiguar se as ações de combate a dengue estão dando resultado ou não. Ele lembra que a cidade está infestada e medidas devem ser adotadas para apurar a eficácia dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos. “Eu não sou obrigado a fazer levantamento apenas para o Estado. Estes levantamentos é que estão nos guiando e apontando resultados e necessidades. É nosso modo de aferir o trabalho e vão continuar. Em março, teremos o LIRAa oficial, do Estado e, mesmo assim, continuaremos com o nosso levantamento”, finalizou.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar