WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

26/02/2013 - Zoonoses e Vigilância retiram um caminhão de lixo de residência no Mercês

Após denúncias de vizinhos, alguns com dengue, o setor de Zoonoses e Vigilância Sanitária, conseguiu adentrar, esta manhã, em residência na rua Juca Marinho, no bairro Mercês, de onde retirou um caminhão de entulhos. O morador alegou que o material seria utilizado para a formação de um viveiro de plantas para serem doadas.

Segundo Antônio Carlos Barbosa, do setor de Zoonoses, desde o último dia 21 a equipe tem buscado contato com o morador, sendo que apenas hoje, junto com a equipe da Vigilância Sanitária, conseguiram autorização do morador para entrar no imóvel. Inclusive, segundo Barbosa, o setor já estava aguardando encaminhamentos judiciais, para o caso de não conseguirem, amigavelmente, entrar na residência. Ao fazerem a denúncia, vizinhos alegaram também que tentaram conversar com o morador no intuito de resolver o problema, mas o mesmo não limpava o local.

Luciano Antonio Alves, do departamento de Vigilância Sanitária, órgão que tem permissão para entrar no imóvel em situações onde cidadãos podem estar em risco eminente, destacou que o departamento atua através de legislação específica. “Obedecemos a Lei Complementar 451/11, que nos permite atuar nestas questões, quando compromete o bem estar dos moradores. Neste caso, por sorte, não tinha foco da dengue. Mas com a sujeira que encontramos é um lugar para abrigo de roedores, que transmite Leptospirose, sendo também uma situação propícia para o surgimento de animais sinantrópicos, como caramujo, escorpião, cobra e outros”, explicou.

Acompanhamento - Ainda de acordo com os representantes da Zoonoses e Vigilância, o morador que é ex-servidor da prefeitura, foi notificado. O material que acumulava água foi recolhido para descarte e o que não acumula, que seria para formação de um viveiro, segundo o morador, será levado para a residência para a qual está mudando no Residencial Tancredo Neves. “Eles nos garantiu que seguirá todas as regras para evitar qualquer problema com estes objetos. Dentro de cinco dias voltaremos a esta residência, bem como a nova, pois as duas estão citadas na notificação, para fazermos o acompanhamento desta situação. Se houver qualquer problema os imóveis serão multados”, destacaram.

Vale lembrar que no caso do imóvel da Rua Juca Marinho que é alugado, a multa recairá, se for efetivada, sobre o dono do imóvel. Alves também alertou que no caso de produção de mudas é necessário seguir legislação específica. “Não é porque as mudas são para doação, que regras não são impostas. Sendo assim, estaremos atentos a esta situação. Os entulhos recolhidos serão descartados devidamente e a população pode continuar denunciando, pois estamos à disposição para fazer as averiguações necessárias e, se for preciso em prol do bem comum, agir com a força da Lei”, disse Alves.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar