WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

25/02/2013 - Ações dão resultado e dengue começa a cair

Prefeito pede para população continuar empenhada no combate
 
O secretário municipal de saúde, Fahim Sawan divulgou novos números do LIRA ( Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti ) em Uberaba. Após alta detectada em novembro e dezembro do ano passado, bem como em janeiro desse ano, houve significativa queda em fevereiro, de acordo com a última medição. No ano passado a PMU reduziu o número de agentes e a fiscalização domiciliar caiu quase 40%, saindo de cerca de 700 mil em 2011 para apenas 400 mil em 2012, o resultado foi o alto índice de infestação que culminou em uma epidemia que já gerou 3 mortes por dengue hemorrágica.
 
Portanto, os números mostram que as ações tomadas pela Prefeitura Municipal de Uberaba já começam a surtir efeito, mas o secretário e o prefeito Paulo Piau alertam: “Não podemos relaxar, a situação ainda é grave”. O LIRAa, que chegou a 5,3 considerado de alto risco, baixou para 3,9. Os índices são significativos considerando que os meses de março, abril e maio historicamente são considerados os piores, pois o clima favorece o surgimento de focos do mosquito. Uma redução iniciando agora e sendo mantida nos próximos meses, vai possibilitar uma infestação menor no período crítico. O prefeito comemorou o que chamou de “virada de página na herança maldita”.
 
Queda acentuada – Embora o número de notificações ainda seja considerado alto, cerca de 5 mil, na quinta semana de 2013 foram mil casos, na sexta caiu para 800 notificações, na sétima foram 700 e na oitava que fechou neste sábado, dia 23 foram 600 notificações.
 
"Deixaram de fiscalizar as casas no ano passado e a dengue voltou, nós começamos o governo correndo atrás do prejuízo e já estamos conseguindo virar mais essa página dessa herança maldita que deixaram para Uberaba. Sigo pedindo o empenho da população, estamos vencendo a batalha, a guerra ainda não. Juntos estamos conseguindo dar uma rasteira na dengue", comentou o prefeito.
 
Emergência - A Prefeitura montou um esquema emergencial de limpeza da cidade. As dificuldades encontradas foram várias, pois apenas um trator da frota estava em funcionamento, mesmo número de maquinas de capina, as chamadas costais. Um das empresas contratadas para fazer a limpeza estava sem receber desde setembro do ano passado, acumulando mais de 8.5 milhões em dívidas. Um chamamento público foi feito, o prefeito decretou situação de emergência, a PMU adquiriu máquinas, outras foram cedidas por empresários, um acordo do débito com a empresa foi celebrado, uma estrutura de Secretaria Municipal foi montada em tempo recorde apenas para a limpeza da cidade e os resultados já começam a aparecer. O CED – Centro Especializado em Dengue, único de Minas Gerais, tem atendido até 200 pessoas por dia, durante 24 horas.
 
Fahim comungou do discurso e pediu para a população não esmorecer. "Contratamos mais médicos, mais agentes, estamos com um exército nas ruas limpando a cidade, combatendo o mosquito, mas nada disso adianta se a comunidade não fizer a sua parte dentro de casa. Precisamos cada vez mais da população, esse é o nosso apelo, estamos vencendo o jogo, mas precisamos terminar a partida", disse.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar