WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

23/02/2013 - Ministério da Saúde envia técnico para auxiliar no combate a dengue

O prefeito Paulo Piau recebeu ontem (22), em seu gabinete, o Assessor Técnico da Secretaria Nacional de Atenção à Saúde, Rodrigo Said. O representante do Ministério da Saúde esteve na cidade para avaliar e fortalecer o Plano de Contingência de combate a dengue. Durante a reunião, ele ressaltou o bom trabalho que está sendo feito na cidade, mas afirmou que o surto da dengue, além de fatores como outro sorotipo da doença e condições climáticas, tem haver com a descontinuidade das ações de prevenção no ano anterior. “Os fatores que levam a uma situação como esta são vários, porém, com certeza a descontinuidade da prevenção é um deles”, garantiu.

Ao ser questionado pelo prefeito sobre outras ações que o município pode adotar no combate a dengue visando o atendimento do cidadão, Said afirmou que um dos caminhos pode ser a criação de outro Centro Especializado em Dengue. A Diretora de Vigilância em Saúde, Valéria Calil, que acompanhou o técnico, explicou sobre esta possibilidade. “Vamos avaliar a demanda para sabermos se tomaremos esta medida. O Ministério está à disposição para nos auxiliar, se necessário for, e vamos avaliar a possibilidade com o secretário Fahim Sawan”, disse ela.

Marcela Ferraz, da Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde, também esteve ontem em Uberaba, acompanhando o trabalho do assessor técnico. Ela revelou que no início de março, o Estado deve enviar uma força-tarefa, composta por 50 agentes, no sentido de auxiliar o trabalho de eliminação do mosquito. Eles trabalharam nos pontos mais críticos da cidade. O prefeito também explicou aos técnicos os trabalhos de combate a dengue que envolve a Saúde e Infraestrutura, através das Zoonoses e Serviços Urbanos. Ele também destacou que aguarda liberação de recursos por parte do Governo Federal. “As tratativas estão acontecendo e esperamos que em breve o Ministério da Saúde nos envie recursos que serão utilizados no combate a dengue. Garanto a população que o trabalho de prevenção também será continuo, pois não queremos repetir em 2013, os números de casos de dengue que estamos vivenciando em 2012. Não deixaremos a prevenção de lado. Se ela tivesse sido continua, hoje a situação seria diferente”, finalizou.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar