WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

09/02/2013 - Piau convoca Comseg para reunião

Preocupado com o índice de criminalidade, que coloca Uberaba como a 5ª cidade do Estado em ocorrências de roubos e furtos, o prefeito Paulo Piau se reuniu, esta manhã (8), com membros do Conselho Municipal de Segurança Pública, que tem como secretário executivo, Rodolfo Luciano Cecílio. O foco principal do encontro, de acordo com Piau, é a disposição do Executivo em participar de ações preventivas de combate ao crime. Segundo ele, apesar de segurança pública ser um dever do Estado, o município não pode se abster de tomar atitudes que auxiliem os agentes de segurança na manutenção da ordem.

O prefeito informou aos participantes que estará com o governador Antonio Augusto Anastasia, no dia 4 de março, onde tratarão de diversos temas relativos à cidade, bem como a vinda do governador a Uberaba, no dia 8 do mesmo mês. Ele solicitou que os representantes das Polícias Militar, Civil e Federal, além do Corpo de Bombeiro Militar, explicassem quais as demandas de cada corporação, que poderia contar com o auxilio da prefeitura. “Existem três questões que o Estado não pode delegar: Polícia, Justiça e Fiscalização. No entanto, quando falamos em prevenção, estamos falando de Educação e, neste sentido, podemos atuar. Nas legislações municipais também podemos contribuir. Dentro da legalidade, vamos fazer o que for necessário para que a população se sinta segura”, garantiu.

O secretário Turkinho destaca que o grande problema enfrentado hoje é o da impunidade. “Não importa o tamanho do delito é preciso punir. É justamente a falta de punição que faz com que um sujeito vá de um delito menor para um maior. As ações de prevenção devem ser efetivas e a administração municipal quer fazer parcerias e, efetivamente, participar das ações de segurança”, disse.

Militar – O Capitão José Renato Silva da Polícia Militar explicou ao prefeito que a PM tem atuado de forma preventiva. Segundo ele, o comando tem retirado policiais do serviço administrativo para auxiliar no policiamento, além de promover operações de repressão, como as ocorridas esta semana, bem como bloqueios nas entradas da cidade. Ele explicou também que a polícia tem programas sociais, cujo objetivo é conscientizar e educar os cidadãos sobre segurança pública e também ações de prevenção.

Federal – O Delegado Chefe da Polícia Federal, Carlos Henrique Cota D’Angelo, lembrou que Uberaba está na rota do tráfico. Segundo ele, a cidade apresenta um consumo exagerado de entorpecentes. “Comando a melhor unidade da Polícia Federal do Brasil e garanto que estamos trabalhando, mas, realmente, o consumo de drogas em Uberaba surpreende. É um fenômeno local e temos que pensar que o crime se organiza em volta das drogas. E quem está consumindo é gente instruída, o que é extremamente preocupante. Acreditamos no poder do município em lutar por isso e vamos estar juntos”, afirmou.

Bombeiros – O Major André Casarim, do Corpo de Bombeiros Militar, solicitou ao prefeito que convênios fossem elaborados, no sentido de auxiliar a corporação em seus projetos sociais, bem como no término da construção do Centro de Treinamento dos Bombeiros, que já é considerado um dos melhores de Minas. Também foi destacada a necessidade de mudar a legislação que rege os loteamentos, garantindo no projeto, antes da execução das obras, a implantação de hidrantes e também de área de segurança pública, diminuindo assim, o tempo de resposta aos chamados dos moradores dos novos bairros.

O Secretário Municipal de Trânsito, Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos, Emanuel Kappel, lembrou que o segurança é dever do Estado, mas responsabilidade de todos e que a Guarda Municipal seguirá as determinações do prefeito, no sentido de coibir a criminalidade, auxiliando os órgãos de segurança da cidade. O presidente do Legislativo, vereador Elmar Goulart, garantiu que a Câmara será parceria do Executivo. Ele também solicitou apoio do prefeito, através da Settrans, no sentido de colocar Guardas Municipais nas portas das escolas.

Temas como aumento de efetivo das corporações, bem como ações de combate a criminalidade foram tratados. No sentido de dar prosseguimento a discussão, já com vista à elaboração de um Projeto de Segurança Municipal, o prefeito Paulo Piau solicitou que uma nova reunião fosse marcada para a segunda quinzena de fevereiro, enfatizando que o Executivo tomará a frente, no sentido de juntar as necessidades das corporações, as sugestões e apresentar o projeto. “Sabemos que é difícil lutar contra as drogas, mas não podemos deixar de criar mecanismos que coíbam esta situação. Garanto que a prefeitura fará sua parte. Como Deputado Federal atuei em uma Comissão de Combate ao Narcotráfico e sei que não podemos desistir. A prefeitura de Uberaba será presente junto aos órgãos de segurança e atuante nas ações de prevenção”, ressaltou.

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar